terça-feira, 10 de abril de 2012

Encerrando a enquete



Pouco mais de 200 votos em 6800 visualizações durante o período em que a enquete ficou no ar. Parece que a resposta vencedora às soluções dos problemas de nossa educação é o desinteresse. Quem votou faz parte de uma espécie em extinção.

14 comentários:

  1. Olá prof. Adonai. Acho que está sendo desnecessariamente amargo. Não sei quantos posts fez desde quando lançou a enquete, mas suponha que sejam 10 (acho que é uma boa estimativa). Suponha que cada pessoa que visualiza um post seu volte, em média, 2 vezes para conferir comentários (e que tem a decência de não votar duas vezes). Então são 30 vezes mais visualizações do que votos. 200 x 30 = 6000. Ou seja, é possível que quase todos tenham votado. É um número muito bom! Acompanhamos seu blog justamente porque estamos interessados; e seus posts fazem diferença.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Henrique

    Sua visão é interessante, mas não confere com aquilo que acompanho diariamente. Todos os dias confiro as origens dos acessos, e a diversidade é considerável. Ou seja, existe uma massa considerável de pessoas que apenas acessaram o blog sem votar na enquete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu acesso o seu blog de pelo menos 4 lugares diferentes. Em casa, e em três laboratórios na unicamp que mostrarão ips diferentes. Sem contar um acesso ocasional em outro lugar. Então pode contar uns 30 acessos meus desde que a enquete entrou no ar.

      Excluir
  3. Olá Adonai. Concordo com o Luiz Henrique. Também acho que está sendo desnecessariamente amargo. Independente de número de visualizações ou votos; pense! Este é um blog ESPECÍFICO da área de matemática, além disso é um blog não tão popular quanto outros que existem (vc mesmo me disse isso). Assim, creio que o número de votos foi bom sim. Além disso, muitos que acessaram algum post específico podem não ter percebido a enquente. Por vezes as múltiplas tarefas que nos cercam nos impossibilitam de fazer tudo que desejamos com maior cuidado. Hoje mesmo eu percebi que das 24 horas do dia, somente descanso mesmo umas seis horas. Das horas restantes notei que estou lendo, escrevendo, pesquisando, dando aulas, corrigindo, resolvendo problemas particulares, etc... Pode parecer simples desculpa, mas a realidade do mundo atual sufoca as pessoas...

    ResponderExcluir
  4. OK, OK, meus caros amigos "dinossauros" otimistas. Reclamarei menos. Futuramente pretendo pedir para que outros blogs promovam pesquisas como esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;) sim!!! Espalhar as ideias, plantar mais enquetes, regar com cuidado!!! NADA DE DESISTIR!!! Se somos otimistas, garanto que vc foi sim resmungão! haha ;)

      Excluir
  5. Realmente há uma diferença entre "visualização" e "visita". Para resolver esta questão, estude a possibilidade de instalar o Google Analytics antes da próxima enquete. É gratuito e te dá mais informações do que as estatísticas do blogger (inclusive o tempo das visitas): http://www.ferramentasblog.com/2011/04/como-instalar-o-google-analytics-no-blogger.html

    ResponderExcluir
  6. Anônimo

    Já usei visualizador de visitas anteriormente. A média neste blog é de duas visualizações por visita.

    ResponderExcluir
  7. Distinção entre visita e visualisação do blog? não sei.
    Sei que vejo muito isso na UFPR. O desinteresse é um vírus da Universidade ou ela é o vírus?

    ResponderExcluir
  8. o desinteresse não é só na Universidade, mas é mais perigoso neste ambiente. Hoje tive a infelicidade de ouvir resmungos de uma aluna que estava "sem saco" para refletir, analisar e fazer uma produção de texto. Pensar, refletir, promover associações por conta de sua bagagem cultural (entregue no decorrer do bimestre) é muito difícil para os alunos. Isso quando eles entendem o que é solicitado (exatamente o que está no quadro). Ou seja, o ensino não é levado a sério pela granda maioria. Devo estar ficando uma velha rabugenta, pois me conformo sabendo que estes jovens estão se matando aos poucos. Um exemplo: com estes fones de ouvido que permitem que sejam atropelados... hoje, voltando da faculdade, o expresso quase pega uma jovem que atravessava a rua de forma totalmente alienada, com seus belos fones de ouvido...
    Se há um vírus, que ele se dissemine e mate rapidamente os podres, para permitir que os que tem a mínima chance possam se proliferar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpem o amargor de ontem, mas ser professor por vezes cansa, quando se percebe que os "bons frutos" - já raros anteriormente -, estão se tornando mais raros ainda.. e, pior, muitos colocam a culpa disso nos professores, por não darem "aulas espetáculo" estimulantes.

      Excluir
  9. Adonai.

    Posso usar a pergunta e alternativas (com créditos) para fazer a pesquisa na página da minha empresa no facebook?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marlon

      Claro que sim! Se puder passar o resultado pra cá, agradeço.

      Excluir
  10. Vi um vídeo vinculado na Globo que, aparentemente, concorda com a 4ª alternativa da enquete. No vídeo é dito que "é preciso formar professores, de excelência, e atraí-los com remuneração alta".

    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/05/nao-se-faz-um-pais-sem-educacao-aponta-alexandre-garcia-sobre-greve.html

    ResponderExcluir

Respostas a comentários dirigidos ao Administrador demoram usualmente até três dias.