terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Indo Além


Temos algumas novidades no blog, todas visando facilitar a navegação e estender as discussões aqui promovidas. A maioria pode ser conferida na barra lateral, na seção de páginas. Uma delas é um sumário, sempre atualizado, que permite acesso rápido aos principais temas aqui discutidos. Como este site tem contado com a colaboração de vários autores, decidi incluir também uma lista desses nomes aqui

Mas a mais importante novidade é a página Indo Além. Nela há um link para a página facebook deste blog. Um dos objetivos desta nova página na famosa rede social é disponibilizar um espaço no qual ficam permanentemente registradas importantes notícias sobre educação e matemática, no Brasil e no mundo. Tais notícias são extraídas dos canais que aparecem no pé de cada página deste blog. Desta forma, não há necessidade dos leitores acessarem este site todos os dias, para se manterem atualizados sobre as últimas novidades em educação e matemática. 

A nova página no facebook começou com três notícias. Uma é sobre um programa de treinamento para líderes religiosos criado no Kuwait. Este programa, já aplicado com sucesso em vários países, tem a principal função de combater o fanatismo religioso, tão comum entre povos islâmicos. O exemplo que tal programa educacional proporciona é da mais alta importância, inclusive para nós brasileiros. Povos islâmicos estão finalmente reconhecendo o grave problema do fanatismo religioso e estão tomando atitudes para resolvê-lo. É exatamente disso que precisamos em nosso país: reconhecer nossos erros e fazer algo para corrigi-los. Se fanatismo religioso tem cura, educação também tem.

A segunda notícia é sobre um estudo realizado nos EUA que mostra a gigantesca importância da participação ativa dos pais nas escolas de seus filhos. Isso comprova algo que tem sido defendido neste blog há muito tempo: educação não se limita à escola, mas é definida por uma complexa rede social que inclui, principalmente, a família.

E, finalmente, a terceira notícia reporta sobre um museu de matemática recentemente criado na cidade de Nova York, cujo público-alvo é o infantil. Novamente um exemplo a ser seguido: o estímulo educacional às crianças, algo que também já foi explorado em postagem daqui

Espero que com essas novas ferramentas os leitores encontrem um ambiente mais agradável neste site que discute, entre outras coisas, a desagradável educação brasileira. 

Contamos também com a votação dos leitores na nova enquete disponível no topo desta página. Os dados de todas as enquetes têm o principal propósito de avaliar o perfil dos leitores. 

Agradeço pela oportunidade de contar com as suas críticas e sugestões e apoio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respostas a comentários dirigidos ao Administrador demoram usualmente até três dias.