segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Um blog de pouco interesse para mulheres?



Tenho procurado conjugar as ferramentas estatísticas deste blog com aquelas que aparecem na página facebook deste fórum. Vale observar que a página facebook divulga não apenas todas as postagens, mas também notícias em português, inglês e espanhol, relacionadas com educação e matemática, no Brasil e no mundo. Tais notícias são prioritariamente selecionadas a partir de canais do próprio blog. Eventualmente divulgo também de outras fontes. 

Dados curiosos emergem das estatísticas.

Na página facebook, o público que mais curte, compartilha e comenta sobre os textos veiculados é (com ampla diferença) o masculino, na faixa etária entre 18 e 34 anos. E este mesmo perfil se destaca mais ainda quando as estatísticas se referem a discussões sobre os temas divulgados. O público masculino é mais de quatro vezes superior ao feminino, quando as estatísticas são aplicadas a comentários e discussões. Por que isso? Mulheres não estão tão preocupadas com educação e ciência ou este blog carece de elementos que despertem a atenção do público feminino? Esta é uma questão honesta. Eu realmente gostaria de ler algumas opiniões a respeito disso.

Não tenho a pretensão de despertar maior atenção de algum segmento específico, em detrimento de outros. Mas eu gostaria de compreender melhor o perfil dos leitores deste blog. Toda ajuda é bem-vinda.

Também tenho observado, há meses, os casos nos quais leitores acessam o blog a partir do google (o que corresponde à maioria dos casos). Vale a pena conferir os termos de busca mais usados e que permitem acesso a este site. Erros ortográficos não foram corrigidos.

adonai, adonai sant'anna, adonai santana, adonai santanna, bart estuda histori, blog adonai, cravação invisivel, matematicos cegos, natal com matematica, notas da musica dos parabens para voce, desestimulando seu aluno, lecionação por póe doutorados, o que significa o tamanho de um ponto, wikipedia super dotado, confissoes eroticas, confissões eroticas de adolescentes, adonai ufpr, probabilidades e área, absurd, careca brilhante, sou superdotada e já fui a pior aluna, matematicos cegos, "testes de qi não são", frases sobre arte e matematica, "exemplo de interdisciplinaridade", como é a entrevista para a pós graduação, imagens com solidos geometricos, sombras humanas, ironia educação, entrevista para especialização, pesquisar apufpr. 

2 comentários:

  1. Provavelmente essa estatística reflete a proporção entre matemáticos homens e mulheres. E mais, pelo teor, o seu blog deve interessar mais a quem atua no Ensino Superior. A maioria das matemáticas atua como professora no Ensino Fundamental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Taís

      Por alguma razão achei que você se manifestaria sobre essa questão. Entendo o que diz. No entanto, um dos pontos que tento reforçar neste blog é o estreito contato entre ensinos fundamental e superior de matemática. Se você puder apresentar sugestões para melhorar este aspecto, eu ficaria realmente grato.

      Excluir

Respostas a comentários dirigidos ao Administrador demoram usualmente até três dias.