quinta-feira, 25 de outubro de 2012

This is who we are


Conforme anunciamos na página de eventos, ontem à noite aconteceu o Ciclo Conversa com o Autor Newton da Costa, no contexto do XV Encontro da Anpof, ocorrido no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná. O evento em si contou com organização precária. O próprio Professor Newton (bem como convidados e demais participantes) teve que aguardar sua entrada do lado de fora do prédio, o qual abriu somente poucos instantes antes do início das atividades. No entanto, as duas horas seguintes foram memoráveis.

Estavam presentes velhos amigos vindos de diferentes cantos do país e jovens neófitos que tentam timidamente penetrar no mundo da ciência e da filosofia de alto nível. A primeira hora foi reservada a perguntas dirigidas ao Professor Newton e feitas por dois interlocutores convidados pela comissão organizadora. Já a segunda hora contou com uma interação extremamente estimulante entre o Professor Newton e a plateia que acompanhava com grande interesse os temas abordados, os quais oscilavam entre a carreira deste grande cientista brasileiro e suas visões pessoais sobre física, matemática, lógica e filosofia. 

Eventos como este são de fundamental importância, pois viabilizam contatos profissionais que comumente frutificam na forma de projetos de pesquisa e/ou extensão. Obviamente as falas do Professor Newton exalam profundo conhecimento e impactante exemplo de paixão por ciência e filosofia. Mas é nas conversas informais antes e depois dos horários programados de atividades que se formam as redes sociais acadêmicas genuinamente sérias. Neste sentido, muita gente foi beneficiada. Apesar da grave falha organizacional apontada, parabenizo a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, pela bela iniciativa. 

6 comentários:

  1. Eventos assim deveriam ser gravados em vídeo pra ficarem pra história...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Professor! Deve ter sido uma noite maravilhosa mesmo. Uma pena eu não poder estar aí com vocês para desfrutar de um troca de ideias tão estimulante.

    Este evento, sim, merecia ser filmado para que essa motivação pela troca do conhecimento fosse propagada para o mundo inteiro.

    Apesar da correria, estou sempre disposto para trocarmos ideias e agir. Conte comigo!

    Forte abraço!

    João

    ResponderExcluir
  3. O evento foi gravado em vídeo. Assim que eu souber mais, comunico por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Adonai, alguma novidade sobre os últimos posts? Deu algum resultado? Você havia dito que estava para sair algo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susan

      Esta semana ainda publico postagem nova, trazendo resultados recentes.

      Excluir

Respostas a comentários dirigidos ao Administrador demoram usualmente até três dias.