domingo, 7 de dezembro de 2014

O que há sobre ciência e educação somente neste blog


Pela primeira vez decidi realizar uma campanha paga para divulgar este blog. Estou usando o serviço Facebook para impulsionar três postagens, sendo que esta é a última. Ou seja, desembolso meu próprio dinheiro para divulgar um site que não me beneficia financeiramente. Meu propósito sempre foi o benefício de pessoas e instituições, bem como de nosso país. E os assuntos são ciência e educação, com especial ênfase em matemática e suas relações com diferentes segmentos da sociedade. Por conta disso promovo aqui a primeira propaganda do blog Matemática e Sociedade, na esperança de que muito mais gente tome consciência sobre aspectos fundamentais da ciência e da educação que jamais vejo discutidos em outros fóruns. Então apresento a seguir uma síntese do que este blog já ofereceu de novo em suas 235 postagens que antecedem esta. Aqui vai.

1) É o único blog que conheço que já fez duas parcerias com a revista Scientific American Brasil. Em uma delas foi promovida uma extensa discussão sobre os graves problemas das universidades federais. Em outra foi divulgada a iniciativa da equipe Polyteck, um grupo organizado de estudantes universitários que está mudando a cara da vida acadêmica brasileira.

2) É um blog que conta com textos exclusivos escritos por importantes colaboradores. Apenas para citar uns poucos, Steven Krantz (um dos mais influentes matemáticos da atualidade) discute sobre a estabilidade de emprego em universidades dos Estados Unidos, Newton da Costa (matemático brasileiro mundialmente conhecido na área de lógica) analisa criticamente o perfil do pesquisador científico, José Padilha (diretor dos filmes Tropa de Elite e RoboCop) fala sobre imposturas intelectuais, Bolivar Alves (do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) apresenta um perturbador depoimento sobre um pesquisador que não gosta de lecionar, Carlos de Brito Pereira (economista da Universidade de São Paulo) avalia com grande profundidade a crise que ocorre na melhor universidade da América Latina, e Yousseff Cherem (professor da UNIFESP) introduz de forma belíssima parte da cultura islâmica. Mas há também neste site espaço para alunos se manifestarem e não apenas profissionais renomados. Ítalo Oliveira (UFPE), por exemplo, faz uma extensa e detalhada crítica sobre os cursos de direito no Brasil, Edson Oliveira da Silva (UFCE) propõe um termo de compromisso para professores de universidades federais e até mesmo um superdotado faz um depoimento de sua vida acadêmica em uma universidade pública.

3) É um blog no qual a maioria dos comentários são respondidos pelo administrador. Além disso, estimula-se aqui o debate, sempre publicando opiniões e visões de pessoas que concordam ou até discordam veementemente de posturas defendidas pelo mantenedor deste site. Os comentários não são moderados* e podem ser veiculados anonimamente. Os únicos textos censurados aqui são aqueles que usam vocabulário chulo. Até mesmo o leitor Rafael Lopes de Sa foi convidado para publicar suas críticas a este blog na forma de postagem. Ou seja, este é um fórum transparente, honesto e responsável.

4) É um blog que divulga conhecimentos fundamentais sobre matemática (bem como outras áreas do conhecimento) e que são ignorados em outras mídias. Você sabe o que é uma definição em matemática? Você sabe por que todo axioma pode ser demonstrado? Você sabe por que muitas definições usuais em matemática estão erradas? Você sabe por que a física clássica permite que planetas tenham órbitas quadradas? Você sabe como a segunda lei de Newton pode ser provada? Você conhece os limites da recursividade em linguagens naturais? Você sabe como explicar teoria da relatividade para uma criança? Você sabe por que blogs têm maior liberdade de expressão do que literatura impressa?

5) Palestras são esquecidas? Não neste blog. Neste link, por exemplo, há uma análise crítica sobre uma escandalosa palestra do economista Claudio de Moura Castro, cuja gravação foi proibida. E aqui o leitor encontra uma transcrição de uma palestra de Newton da Costa sobre a fragilidade de demonstrações em matemática.

6) É um blog que sugere importantes projetos de pesquisa ainda não realizados, em áreas como lógica, educação e até medicina. E é um blog que divulga resultados de pesquisas muitos recentes realizadas por pesquisadores do mundo todo, mas que ainda não são difundidas em português por outras mídias, como o uso de matemática para prever o colapso de sociedades, o emprego de psicologia cognitiva para prever o futuro político de sociedades, as correlações entre opiniões a respeito de ciência e a capacidade de efetivamente fazer ciência, ou até mesmo projetos científicos desenvolvidos pelo próprio criador deste blog, entre muitos outros exemplos.

7) É um blog que apresenta uma lista em construção dos sites que citam postagens deste fórum, bem como uma lista em construção dos grandes nomes da ciência brasileira.

8) É um blog que relata pesquisas de campo, como aquela sobre a pirataria no Brasil, incluindo até mesmo uma entrevista com um criminoso.

9) É um blog que avalia criticamente, sempre com direito a resposta, atividades de empresas suspeitas (seja do ponto de vista educacional ou até mesmo legal) que vendem trabalhos universitários, que promovem uma combinação entre ciência e misticismo, ou que oferecem ensino a distância

10) É um blog que não se compromete nem com a iniciativa privada e nem com órgãos governamentais, denunciando, por exemplo, a mediocridade da produção científica de certos pesquisadores do CNPq, bem como a falta de compromisso de universidades privadas com educação e pesquisa.

11) É um blog que promove interdisciplinaridade, com textos que estabelecem relações entre matemática e música, matemática e artes visuais, matemática e literatura, matemática e linguística, matemática e teoria da cognição, entre outros exemplos. 

Em suma, este é um fórum que promove o livre pensamento enquanto houver liberdade de expressão neste país. E tanto o criador e mantenedor deste fórum quanto seus colaboradores, leitores e comentaristas estão contando com a sua colaboração. A síntese feita na lista acima cobre apenas uma pequena fração do que tem sido promovido por aqui. Afinal, o sonho de todos nós é um Brasil mais justo, melhor educado e com esperança justificada.
____________

* Entre os dias 13 e 27 de fevereiro de 2015 a moderação de comentários passou a ser necessária, em virtude de um repentino crescimento extraordinário de visualizações. Alguns comentaristas novos apelaram a ataques pessoais e uso de vocabulário inadequado. Como este fórum valoriza a boa conduta social, tais comentários inapropriados não puderam ser tolerados. A partir do dia 28 de fevereiro voltamos a não moderar comentários. Esperamos que essa prática possa permanecer por aqui.

4 comentários:

  1. Caro Adonai, não sei se já tem algo, mas gostaria de saber sobre a relação matemática e geografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima sugestão, Dídimo. De fato existem várias relações. Pensarei a respeito com cuidado. Grato pelo apoio. Sua ajuda no Facebook também tem sido muito valiosa.

      Excluir
  2. Adonai, li o ótimo texto do professor João Carlos de genética, com quem eu tive o prazer de ter aulas. Gostaria que vc fizesse um sobre matemática e psicologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael

      João Carlos é um profissional excepcional e uma pessoa formidável. Você teve muita sorte mesmo. Com relação ao seu pedido, há muita coisa. Existe até mesmo periódico especializado intitulado Journal of Mathematical Psychology. Pensarei a respeito de sua sugestão. Grato pelo apoio.

      Excluir

Respostas a comentários dirigidos ao Administrador demoram usualmente até três dias.