quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Motivações para você e para mim

Há uma página nova neste blog, chamada Você sabia que.... O objetivo desta página é provocar e estimular o leitor. Algumas perguntas lá feitas já contam com respostas veiculadas aqui mesmo. Outras devem motivar publicações futuras. 


Por outro lado, eu também insisto em algo em troca. Peço vídeos que mostrem professores de matemática lecionando conteúdos errados, agredindo alunos, fumando maconha e, enfim, escandalizando a educação. Entendo que muitas pessoas se sentem desconfortáveis com essa solicitação. Mas garanto sigilo sobre o nome da pessoa que produziu o vídeo. Eu mesmo assumirei inteiramente a responsabilidade. Além disso, denúncia não é algo bonito apenas em telejornais. Denúncia é responsabilidade social de todos.

12 comentários:

  1. Eu já tinha visto o "Você sabia que..." e ia fazer um comentário, mas lá não permite. Gostei muito e digo desde já que NÃO... NÃO sabia...

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  2. Professor Adonai, você acha mesmo que o fato de um professor de matemática ser flagrado fumando maconha possa ter algo a ver com a escandalização da educação? Em particular, na física que é "de onde venho" conheço uns camaradas que fumam e são professores do ensino médio em Curitiba e não são ruins não, dão de dez a zero em professores caretões (risos). Enfim talvez essa coisa do fumar maconha seja um problema particular do professor, que pode não influenciar a qualidade de suas aulas e de seu comportamento dentro da comunidade escolar.
    Se eu tivesse um video que flagrasse você, ou algum outro bom professor, fumando maconha, acharia injusto injusto expor este material para todos verem.

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  3. Perguntas realmente estimulantes para a mente acomodada. Dentre todas as que mais me despertaram o interesse foram:

    1 [isso é surpreendente, pois em geral só conhecemos 1 ou 2 (pelo menos eu). Fico me perguntando se estas demonstrações se diferenciam por pequenos detalhes ou se é por abordagens completamente diferentes. Parece mentira que a última opção é verdadeira quando se tem em mente Wiles e o último teorema de Fermat]

    101 [essa realmente me surpreendeu, afinal no decurso de toda minha vida sempre vi dizerem que N é subconjunto de R - isso inclui os matemáticos]

    1101 [gostaria de conhecer esta definição]

    10000 [creio que este tópico tem algo a ver com o que vc diz no texto "Matemática, lógica e misticismo" no qual é dito (segundo eu entendi) que a incompreensão do paradoxo de Banach-Tarski resulta, em certa medida, de atribuir forma física para a esfera]

    10001 [sei que há um texto do Elon intitulado "por que o espaço tem três dimensões?" que eu infelizmente ainda não consegui ler. Mas eu imaginava que ele explicava algo a respeito, mas agora vc já está dizendo que é errado...]

    10011 [embora tenha estudado estes temas algo me diz que eu não sei o que são limite, derivada e integral]

    (obs: se algumas das perguntas já tiverem sido tratadas em textos já publicados vc poderia colocar o link perto da pergunta para a gente ter acesso ás explicações).

    AAnooniimoo

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  4. Sobre os vídeos, apesar de eu não saber o que vc quer fazer exatamente, eu gostaria de dar uma sugestão.

    Caso vc tenha interesse de assistir e analisar
    você poderia vez ou outra fazer uma analise das aulas do PAPMEM (cujo objetivo é ensinar professores do ensino médio).

    Se o livro da coleção que eles geralmente usam tem impropriedades imagino que as aulas deles tbm tem.

    Uma vantagem é que os vídeos acabaram "de sair do forno" (a sei lá qual-ésima edição do curso começou 3 dias atrás): http://video.impa.br/index.php?page=janeiro-de-2012

    Além disso vc não precisaria comprar já que é disponibilizado gratuitamente para fins educacionais.

    Para quem gosta de assistir aquelas aulas (eu por exemplo) suas críticas complementariam muito a formação (além de surpreender, é claro).

    AAnooniimoo

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  5. Desculpe professor, mas como garantir sigilo?


    Caso vc utilize um vídeo de um professor no seu blog, e um professor ofendido resolva reclamar judicialmente o uso de sua imagem. Seria preciso provar que você possui direitos sobre aquela imagem. Senão o professor simplesmente diria: "Nunca autorizei a filmagem". E vc simplesmente teria que remover a postagem.

    Para isso não acontecer, o aluno precisaria ter autorização por escrito para uso da imagem. E vc teria que ter um contrato de compra e venda com os seus dados e os dados do aluno, que foi autorizado a filmar.

    Não sei se me fiz entender, será que estou enganado?

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  6. Caro Douglas

    Saudades, cara.

    Um professor lecionando conteúdos errados também não representa necessariamente um escândalo educacional, pois isso depende do contexto. Um conteúdo pode ser lecionado de forma equivocada por mera distração. O mesmo vale para um professor agredindo um aluno. Afinal, um professor de educação física pode agredir um aluno de forma não intencional, durante uma atividade esportiva. Então pergunto: por que sua preocupação ficou voltada apenas à maconha? Sua visão me parece carregada de preconceito. Observe que as condições que coloquei incluem meu julgamento sobre qual material será considerado adequado para veiculação na forma de denúncia.

    Se um docente fuma um cigarro de maconha durante seu período de férias, isso dificilmente serviria de exemplo de escândalo educacional, apesar desta substância ser ilegal e alimentar outras atividades ilegais que transcendem o tráfico de drogas. Mas um professor que fumou maconha pouco antes de ministrar uma aula, está necessariamente com suas atividades cognitivas comprometidas. E isso é péssimo.

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    Respostas
    1. Vou deixar um pouco de lado a questão de eu ter me preocupado somente com a maconha (por enquanto).

      Mas há algo que me preocupa aqui.

      A denúncia é responsabilidade de todos, estou de acordo pois acredito que esta é a maneira mais eficaz de fiscalização, cada um olha olha pro seu "vizinho mais próximo".

      Talvez por não ser o mais bem informado cidadão do Brasil tenho a seguinte dúvida: Cabe a você decidir o que é uma denúncia ou não? Ou toda e qualquer forma de denúncia deveria ser imediatamente levada à alguém a quem esta responsabilidade cabe?

      Enfim espero que minha real preocupação, e minha ignorância de como certas coisas funcionam, tenham ficado claras.

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    2. Douglas

      Toda e qualquer forma de denúncia deveria ser imediatamente levada a quem cabe tal responsabilidade. Como estou assumindo esta responsabilidade, sou uma das pessoas para quem denúncias sobre o descaso com a educação podem ser encaminhadas, pelo menos enquanto eu estiver disposto a veiculá-las.

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  7. AAnooniimoo

    Sua sugestão de colocar links nas perguntas já respondidas por aqui é ótima. Farei isso. Quanto à demais questões, vou respondendo aos poucos, à medida que o blog crescer.

    Também examinarei os vídeos que você menciona.

    Agradeço pela importante colaboração.

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  8. Anônimo de 26 de janeiro

    No próprio YouTube há videos dessa natureza. Veja, por exemplo,

    http://www.youtube.com/watch?v=OIVEgsvnA08

    Se a pessoa que vender o vídeo para mim pedir por sigilo, eu garantirei esse sigilo e responderei judicialmente por quaisquer responsabilidades legais consequentes. E antes de veicular qualquer vídeo farei extensa pesquisa para verificar a autenticidade e originalidade do material.

    Esta prática é bem mais comum do que imagina. A pessoa que fizer o vídeo não terá o que temer.

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  9. Adonai


    já faz 4 anos que estou fora de sala de aula como aluno e, atualmente, não estou atuando em minha área.

    Na época de estudante eu nunca havia me preocupado em gravar tais tipos de material (embora quisesse muito), pois fiquei com medo de ser considerado um ato ilegal por não ter autorização judicial, além de que sempre tive medo de perseguições e represálias.

    No mais, dado este contexto, como eu poderia ajudá-lo, visto que não disponho de nenhum material e não mais me encontro em sala de aula ou próximo da realidade das escolas para poder auxiliá-lo??????

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  10. Leandro

    Fico feliz que queira colaborar. Há várias maneiras de conseguir isso. Uma é pedir ao próprio professor para gravar a aula, afirmando que você pretende disponibilizar o vídeo em um blog de matemática. Justamente o fato de você não ser aluno deve facilitar o processo. Outro caminho é pedir para algum parente ou amigo seu fazer o vídeo. Todos conhecemos crianças em idade escolar. Dependendo do vídeo que você oferecer para mim, posso pagar muito bem por ele.

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