sábado, 28 de fevereiro de 2015

Deus e a lógica do CNPq


Está agendado para o período de 1.o a 5 de abril deste ano o Primeiro Congresso Mundial Sobre Lógica e Religião, organizado por Jean-Yves Béziau, Itala D'Ottaviano e pela colaboradora do blog Matemática e Sociedade Maria Espindola, entre outros. A proposta é reunir cerca de duzentas pessoas de diferentes partes do mundo para discutir sobre as relações entre lógica e religião. Entre os conferencistas há especialistas em cristianismo, islamismo, hinduísmo, judaísmo, budismo e zoroastrismo, além de lógicos, matemáticos e filósofos. O comitê científico conta com nomes importantes do Brasil, Noruega, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Canadá, França, Vaticano, Rússia e Holanda, incluindo o ganhador da Medalha Fields Laurent Lafforgue

Como este evento deverá ser realizado em nosso país (terra que o lógico francês Béziau adotou para seguir sua brilhante carreira), foi solicitado apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). No entanto, o CNPq negou de forma arbitrária e sem transparência o pedido de apoio

Logo, escrevo esta postagem para solicitar a todos os interessados ampla divulgação desta postagem e desde link

Órgãos de suporte acadêmico como o CNPq têm demonstrado em várias ocasiões ranços políticos extremamente prejudiciais para o desenvolvimento de ciência e filosofia em nosso país. Não podemos mais permitir que o desenvolvimento científico e filosófico brasileiro seja dominado por burocratas sem sintonia com a realidade acadêmica mundial. Chega de isolamento!

12 comentários:

  1. Será em caráter definitivo?
    http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/mec-demite-ex-reitor-da-unb-que-mandou-comprar-lixeira-de-1-mil-com-dinheiro-da-instituicao-15462043

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que a maioria dos pesquisadores brasileiros não entendem o sistema de avaliação de projetos do CNPq. Recebi o seguinte parecer para os últimos dois projetos que
    submeti:
    "sua proposta teve o seu mérito reconhecido. No entanto, na análise comparativa com as demais propostas, o seu pedido não alcançou classificação que permitisse o atendimento."

    O que é um mérito reconhecido? Quais foram os critérios utilizados na comparação com as outras propostas?


    Fiz essas duas perguntas no pedido de reconsideração que submeti.

    Recebi a seguinte resposta: " o proponente publica com pouca regularidade e qualidade".
    No entanto, analisando os CV Lattes dos pesquisadores com projetos aprovados percebi que a maioria deles, embora tenham mais publicações que eu, são doutores há mais tempo e possuem menos citações nos últimos três anos. Além disso, muitos publicam em periódicos sem fator de impacto.
    Diante disso, pergunto: como o CNPq avalia a qualidade das publicações?
    O meu consolo é, que embora o CNPq não considere meu projeto e currículo bons o suficiente para serem financiados, nos últimos dois anos fui palestrante convidada de duas importantes conferências no exterior. Tenho também conseguido colaborações com centros de excelência da Europa.
    Infelizmente, a impressão que tenho é que o principal critério para aprovar projetos é um bom relacionamento com os membros do comitê de assessoramento da área entre outros critérios meramente políticos.
    A falta de apoio do CNPq não será um entrave para o sucesso do congresso sobre lógica e religião tanto pela importância do tema quanto pela qualidade do comitê científico. É uma pena que será mais um evento importante que acontecerá em nosso país sem receber o devido apoio.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima

      Um dos critérios supostamente objetivos do CNPq é o QUALIS, que, por sua vez, não demonstra sintonia com a realidade acadêmica internacional.

      http://adonaisantanna.blogspot.com.br/2013/09/qualis-uroboro.html

      Fora isso, não podemos esquecer que as grandes decisões em instituições públicas são geralmente tomadas na copa, na hora do café.

      Excluir
    2. Filie-se ao Partido, que está tudo certo.

      Excluir
  3. Nos últimos anos tenho acompanhado a realização de uma série de pequenos eventos em Matemática e Física apoiados pelo CNPq. Nestes eventos particulares o dinheiro é gasto com alguns cientistas internacionais de pouco destaque e com muito poucos trabalhos publicados.

    Então eu me pergunto por que este congresso, que tem uma característica inovadora e com a participação de um imenso número de renomados cientistas nacionais e internacionais, não foi dado o suporte do CNPq? Eu realmente não consigo entender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas um palpite.

      Será que as pessoas que decidem se tal evento merece ou não alguma verba estariam contaminadas com a seguinte ideia????

      "Ah, mas este evento tenta discutir relações entre Ciência e Religião. Como ambas não combinam mesmo e qualquer esforço neste sentido resulta em mera especulação que em nada ajuda para o desenvolvimento do país ou do que quer que seja, então é besteira jogar dinheiro fora investindo nisso."

      Eu, pessoalmente, discordo deste modo de pensar, pois se já assumimos de antemão que Ciência e Religião não podem entrar em uma mesma esfera de discussão, daí realmente passaremos a eternidade com o mesmo pensamento de que ambas não podem se destacar ao mesmo tempo em nada.

      Mas será que não é com essa ideia que o CNPq rejeitou injustamente o apoio ao evento????

      Minhas perguntas se dão pelo fato de que, mesmo entre colegas e professores na época da graduação, o tema Religião sempre foi tratado com muito desprezo no ambiente acadêmico. Se alguém desse ambiente e com esta ideia viesse a se tornar membro do CNPq a decidir quem merece ou não algum investimento, não seria difícil entender o motivo de tal recusa.

      Infelizmente, vivemos em uma sociedade na qual existem muitas pessoas com elevados graus de convicção e certeza e poucas pessoas que se "atrevem" a questionar aquilo que está em vigência.

      Entretanto, volto a frisar, é apenas uma suposição.

      Excluir
    2. Leandro

      Visitando os bastidores desse tipo de discussão, a sensação que fica é outra: problemas pessoais. Lamentavelmente não posso discutir sobre isso, por enquanto, por falta de documentação.

      Excluir
  4. Minha desconfiança sempre pendeu para um suposto e verdadeiro preconceito contra religiões.

    Seria realmente interessante e oportuno, futuramente quando documentado, uma postagem sobre isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro

      O estudo sobre religião e religiosidade é algo fascinante. Li muitos artigos e livros escritos por especialistas e sempre me despertaram atenção. Mas para escrever algo para o blog eu precisaria da ajuda de um pesquisador experiente e sério. É algo que está nos meus planos há algum tempo.

      Excluir
  5. Um texto interessante sobre ciência e religião publicado na semana passada:

    http://mauriciotuffani.blogfolha.uol.com.br/2015/02/28/a-distorcao-quantica-volta-a-atacar/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo

      As reportagens de Tuffani são sempre ótimas. Grato pela excelente recomendação. Divulgarei na página Facebook do blog.

      Excluir
  6. Pena que no meu tempo não tinha celulares, já sofri coisas piores.
    http://www.revistaforum.com.br/2013/04/16/reacao-de-aluno-ateu-a-bullying-acaba-com-pai-nosso-na-escola/

    ResponderExcluir

Respostas a comentários dirigidos ao Administrador demoram usualmente até três dias.