sábado, 20 de setembro de 2014

Exemplos extraordinários da influência da matemática nas artes


Esta é uma postagem que serve ao propósito de simples entretenimento apesar do considerável impacto que possa causar entre os amantes de arte.

Um dos primeiros textos que publiquei neste blog foi justamente sobre aspectos artísticos inerentes à matemática, a qual é capaz de conceber, por exemplo, imagens impossíveis de serem visualizadas. Em outro texto foi discutido sobre os limites matemáticos na arte de composição de músicas. Desta vez o objetivo é mostrar alguns exemplos de objetos de arte que foram concebidos a partir de inspirações na matemática e suas aplicações às ciências reais.

Mas, antes de iniciar a pequena apresentação, eu gostaria de mostrar a escultura Freedom (Liberdade) de Zenos Frudakis, à qual remete (pelo menos para mim) à máxima do matemático russo Georg Cantor: a de que a essência da matemática radica em sua liberdade. Freedom se encontra na cidade de Philadelphia, Pennsylvania, EUA.



Jonty Hurwitz é um engenheiro (por formação) sul-africano, conhecido como um artista não convencional por ter encontrado pelo menos parte da fronteira que separa ciência de arte. A foto abaixo ilustra um pouco de seu trabalho.


A foto acima foi obtida do site Daily Art.

Os estudos do matemático Ulrich Brehm, da Dresden University of Technology, inspiraram a concepção de uma escultura na qual crianças e adultos podem brincar. O trabalho faz referência a um ramo da topologia conhecido como teoria dos nós, conforme pode se ver na foto abaixo, que foi obtida do site Deep Fun.


A mecânica quântica é um ramo da física que consiste na mais conhecida aplicação da análise funcional. Tal teoria física abre espaço para uma visão não convencional sobre o universo. A escultura da foto abaixo é obra de Julian Voss-Andreae. Intitulada Quantum Man (Homem Quântico) ela se localiza na cidade de Moses Lake, Washington, EUA. A foto foi obtida da Wikepedia.


O britânico Alan Turing foi um dos mais influentes cientistas do século 20. Foi ele quem criou a teoria matemática que hoje estabelece as bases da computação digital. A foto abaixo (obtida do site Gig Screen) mostra uma cena do filme The Imitation Game, de Morten Tyldum, o qual conta a história de Turing quando ele trabalhou como criptógrafo para o governo britânico durante a Segunda Guerra Mundial. 


Se clicar aqui você terá acesso ao trailer do filme. A estreia no Reino Unido está agendada para o dia 14 de novembro deste ano.

Devido ao apelo visual de certos conceitos da topologia, a fita de Möbius tem servido de inspiração a inúmeros artistas. A foto abaixo (obtida do site Belgian Motorsport) mostra uma escultura gigante de Gerry Judah em homenagem à empresa Lotus, da Fórmula 1. 


Mas a fita de Möbius não se reflete apenas nas artes visuais. Canon cancrizans é um arranjo de duas linhas musicais que se complementam de forma análoga à formação de palíndromos na linguagem escrita. Se o leitor clicar aqui, terá acesso a um belíssimo vídeo que exibe a relação entre um canon cancrizans de Johann Sebastian Bach e a fita de Möbius.

2 comentários:

  1. Vale citar também a obra de Xenakis, compositor grego que faz extenso uso de modelos matemáticos em suas composições.

    Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente em teoria musical para apreciar sua obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André

      O problema da apreciação da obra de Xenakis não reside apenas em conhecimento musical, mas também em uma pesada bagagem matemática. Fico muito surpreso com a popularidade deste compositor. É muito mais conhecido do que eu conseguiria antecipar.

      Excluir

Respostas a comentários dirigidos ao Administrador demoram usualmente até três dias.