Muitas denúncias foram feitas neste blog: professores de universidades federais que recebem salários equivalentes a dedicação exclusiva sem qualquer contrato de dedicação exclusiva, tráfico de monografias, dissertações, teses e artigos científicos, descaso com a melhor professora de matemática do país, pesquisadores do CNPq sem produção intelectual relevante, mediocridade no ensino de direito, mediocridade no ensino de matemática, mediocridade de movimentos sindicais de professores de ensino superior, influência da educação brasileira sobre o crime organizado, falta de confiabilidade do voto eletrônico, entre outras. E muitas denúncias são feitas diariamente por muita gente em todo o Brasil, sejam em forma impressa ou eletrônica. No entanto, praticamente nada muda diante de tais denúncias.
Portanto, cabe a pergunta: por que continuar com as denúncias? A resposta é simples: porque há uma inércia cultural muito grande a ser vencida em nosso país. Quem entender o significado disso, certamente não ficará calado.
No dia oito de maio deste ano recebi em minha conta adonai@ufpr.br um e-mail do endereço saulotomaz4@uol.com.br com a seguinte mensagem:
"463129
Especializada na emissão de diplomas: Diploma de Conclusão do Ensino Fundamental e Médio/ Diploma de conclusão do Ensino Superior (diversas áreas). Nossos diplomas são confeccionados e emitidos dentro das próprias instituições de ensino. Toda a documentação necessária é gerada de maneira quente sem o emprego de qualquer tipo de falsificação. São diversas opções para alavancar a sua carreira. Não deixe a vaga passar, compre agora o seu diploma! Não fornecemos diplomas de nenhuma área da saúde. Informações é somente pelo email diplomas-brasil@hotmail.com Site: www.sdplo.com 463129"
Respondi tal e-mail no mesmo dia com o que se segue:
"Oi
Recebi email de vocês sobre obtenção de diplomas. Com funciona o trabalho de vocês. Adonai"
Ao responder, tomei cuidado em retirar minha assinatura eletrônica, na qual consta o endereço deste blog. Porém, nos e-mails seguintes mantive a assinatura, na esperança de que a pessoa do outro lado percebesse quem sou. Obviamente tal indivíduo não prestou atenção neste detalhe. Seguem abaixo todas as mensagens que trocamos. Tomei o cuidado de não editar os conteúdos dos emails. Por isso, peço ao leitor compreensão com relação aos eventuais erros ortográficos e de pontuação. No final desta postagem faço uma breve discussão que justifica a tese que defendo aqui: existe um pacto criminoso entre universidades, MEC (Ministério da Educação) e polícia federal.
E-mail que recebi no dia nove de maio, do endereço diplomas-brasil@hotmail.com associado ao nome Osvaldo Vilela:
"Bom dia Por qual curso possui interesse?"
Respondi no dia dez de maio:
"Direito. Tem como conseguir um diploma de direito em alguma universidade
federal? Seria de muita ajuda se pudesse. Adonai"
Recebi no dia onze de maio, da mesma conta diplomas-brasil@hotmail.com:
"Olá, peço que leia atentamente para entender como funciona o procedimento do meu
trabalho para que não haja objeções futuras . Antes de qualquer coisa vou esclarecer como que é feito todo o processo, e como funciona nosso trabalho, deixando você mais seguro de onde estará investindo seu dinheiro e tendo a plena certeza de como que o nosso trabalho é sério. Por ser um trabalho ILEGAL e muito sério , temos sempre que trabalhar com muito sigilo e ter certeza do que estamos fazendo. Num processo como este, muitas pessoas são envolvidas, tanto dentro do MEC, e também dentro da instituição de ensino, por isso não existe milagres. Com o diploma que irei te fornecer você se tornará EX-ALUNO DA INSTITUIÇÃO, COMO QUALQUER OUTRO ALUNO QUE TAMBÉM CURSOU NORMALMENTE DENTRO DESSA INSTITUIÇÃO , TERÁ O R.A ACADEMICO (número de registro junto com a instituição) QUE TE PERMITIRÁ PEDIR UMA SEGUNDA VIA DE TODOS SEUS DOCUMENTOS DIRETAMENTE COM A UNIVERSIDADE ,TAMBÉM TERÁ A FOLHA PRESENCIAL QUE É PREENCHIDA IGUAL A DE UM EX-ALUNO ,que será a prova de que você comparecia as aulas, E TERÁ UM REGISTRO COM A DOCUMENTAÇÃO DE NOTAS DAS PROVAS DESENVOLVIDAS PARA PASSAR DE SEMESTRE E ASSIM SE FORMAR, ou seja, uma DOCUMENTAÇÃO COMPLETAMENTE ORIGINAL ! Para tudo e todos você terá se formado normalmente , as únicas pessoas que saberão disso somos nós ... eu e você . E depois que a documentação estiver toda em suas mãos eu apago todo e qualquer registro que haja em meu computador de todo nosso processo , defendendo assim a conduta e a integridade de nosso cliente mantendo todo um sigilo. A documentação que você receberá dentro de 25 dias num pacote por Sedex: -DILPOMA -HISTORICO ( com as devidas notas e frequência nas aulas) -CERTIFICADO DE COMPROVAÇÃO DE HORAS DO SEU ESTÁGIO(pois se não tiver o comprovante de estágio vão ver que esse diploma não é válido).-CERTIFICADO DE COLAÇÃO DE GRAU -CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO-CARTEIRINHA DE ACESSO A FACULDADE COM NÚMERO DO R.A ACADEMICO (que é a mesma carteirinha que os alunos usam para entrar na faculdade , e você terá a sua , e nela terá o numero do R.A o qual você poderá usar para pedir a segunda via de toda a documentação dentro da faculdade). -LINK COM PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL (que te mandarei via e-mail no dia que você receber toda a documentação ) -COPIA DO TCC (trabalho de conclusão de curso) ENVIADO POR E-MAIL EM PDF E TXT ( mandarei também no mesmo dia que você receberá a documentação por e-mail ). Você vai poder fazer pós-gradução em qualquer instituição, vai poder fazer qualquer concurso público, vai poder apresentar em qualquer consulado para pedir visto pra viajar pro exterior, vai poder apresentar em qualquer multinacional do mundo para conseguir emprego... SUA DOCUMENTAÇÃO SERÁ ORIGINAL ! Se ainda sim tiver alguma dúvida de tudo que citei acima, me coloco a disposição. Att."
Respondi no dia onze de maio:
"Oi
Tenho só as seguintes dúvidas: 1) Posso escolher qualquer universidade federal para emitir meu diploma? Se não posso, quais são as minhas opções? 2) Quanto custará e como pagarei? Pergunto porque eu também não quero que minha forma de pagamento possa ser rastreada, já que você mesmo disse que o processo todo é ilegal. Espero que minha preocupação não incomode você. 3) Sei que pode parecer paranoia minha, mas tem alguma forma de garantia que eu vá receber toda a documentação prometida após o pagamento? Att."
Recebi a seguinte resposta no dia doze de maio:
"Boa tarde
Trabalho com duas instituições, ambas do estado de São Paulo. Inicialmente por uma questão de segurança não revelamos os nomes das instituições de ensino, somente após fechar negocio que passamos as opções disponiveis. É uma medida de segurança necessária pois a maior parte das pessoas entram em contato somente para obter essa informação e prezamos pelo sigilo total. Espero que compreenda nossa politica de segurança. O valor é de 3500,00. Podemos fechar o pagamento em 50% (que será usado para pagar as custas dos procedimentos (condição, homologação e envio), além das custas com os o nossos colaboradores - todos esses valores devem ser pagos, por nós, à vista e em dinheiro) e 50% restante quando do recebimento do mesmo e a averiguação de sua autenticidade. Todos os certificados emitidos por nós são legítimos, expedidos por instituições que existem e tem credibilidade no mercado de trabalho. Justamente por esta razão não trabalhamos com descontos. E nenhuma criação de documento é feita sem a contratação do serviço, pois o mesmo vai para pagamento das pessoas que trabalham dentro das instituições e criam as documentações. Dentro das instituições há pessoas que são nossas parceiras. Elas criam todo o histórico escolar/acadêmico do interessado, com notas, freqüência, e todos os registros pertinentes a cada curso. Estes dados são inseridos no banco de dados da instituição, então é como se a pessoa realmente tivesse iniciado e concluído o curso naquela instituição. Os registros escolares/acadêmicos ficam armazenados para sempre, o que facilita caso mais adiante precise-se de uma confirmação de autenticidade, conclusão ou expedição de segunda via de qualquer um dos registros.Todo o material usado na confecção dos documentos é exatamente o mesmo usado por cada instituição de ensino, com assinaturas e carimbos legítimos. Por isto garantimos que não há restrição no uso da documentação, seja para obtenção de registro junto aos conselhos regionais profissionais, para comprovação de estudos em concursos públicos ou para matrícula para prosseguimento de estudos. Deseja adquirir? é necessário que me mande por email os seguintes documentos escaneados... CPF FRENTE E VERSO RG FRENTE E VERSO CÓPIA DA ASSINATURA FOTO 3X4 HISTÓRICO ESCOLAR Para quaisquer outras dúvidas estou a disposição"
Não respondi a este último e-mail, simplesmente porque não quero entregar dados pessoais para um criminoso. Mas uma pessoa com acesso a informações privilegiadas (como um agente da polícia federal) poderia facilmente dar continuidade a uma troca de e-mails como esta e flagrar pelo menos um dos responsáveis por tal atividade.
Vale observar que o site mencionado na primeira mensagem existe e se trata de um blog que anuncia a venda de diplomas. Segundo o blog, "De modo algum isso nos orgulha, porém em um país famoso pelo seu 'jeitinho brasileiro', quem é 100% honesto acaba sempre ficando em desvantagem!"
Se o leitor procurar no google, encontrará vários sites na internet que anunciam os mesmos serviços prometidos para mim: a obtenção de diplomas universitários de cursos que jamais foram realizados. Até mesmo no Facebook já encontrei uma página de venda de diplomas, com mais de duzentas e sessenta curtidas.
Se houvesse interesse real na erradicação desta gravíssima atividade criminosa, ela não estaria anunciada de forma tão aberta na internet.
Vejam bem. O preço por um diploma de um curso de direito é três mil e quinhentos reais, de acordo com e-mail que recebi. Esta pode não ser uma quantia irrisória (dada a realidade econômica brasileira). Mas tampouco é uma fortuna. Se o preço por um diploma de graduação em direito é tão baixo, a única conclusão a qual se pode chegar é a seguinte: o risco da atividade criminosa em si é muito baixo.
Funcionários de universidades e do MEC ou quaisquer outras pessoas não colocariam seus empregos e suas vidas em risco elevado por tão pouco dinheiro, o qual é diluído entre membros de uma quadrilha. Se o preço é tão baixo, é porque o risco é igualmente baixo e a demanda é grande.
Se há demanda elevada e risco baixo, é porque inevitavelmente a polícia federal, instituições de ensino superior e MEC estão de acordo: este problema não nos preocupa seriamente. E nem deveria! Afinal, a maioria dos brasileiros está mais interessada em diplomas do que em conhecimento.
Eventualmente um ou outro criminoso são autuados. Mas combate real contra o tráfico de diplomas no Brasil simplesmente não existe.
É uma estratégia parecida com o combate à pirataria e aos descaminhos econômicos, já discutidos neste blog.
Em suma, se há quem curta uma comunidade Facebook que anuncia venda de diplomas, quem está disposto a denunciar crimes perante a polícia federal e cobrar resultados?
Oi, Adonai
ResponderExcluirEmbora possa não resultar em nada, seria interessante encaminhar também essa denúncia a Polícia Federal.
Infelizmente "fechar os olhos" nesse país tem sido a prática mais cômoda em diversas circunstâncias. Uma pena.
Adriane
ExcluirJá fiz contato anterior com a PF e não obtive resposta. Não insisto com gente assim.
Analisando o produto oferecido, o valor do produto, a forma de pagamento, o número de indivíduos envolvidos e a logística necessária para a execução do trabalho acredito que uma hipótese mais razoável é que golpe consiste em lograr o criminoso comprador, da seguinte maneira:
ResponderExcluir1) o criminoso comprador acredita que irá adquirir um diploma de acordo com as informações dadas no e-mail;
2) o criminoso comprador paga a primeira parcela;
3) o criminoso vendedor desaparece, nuca mais responde qualquer e-mail;
4) o criminoso vendedor embolsa 1750 com custo praticamente zero;
O possível sucesso do golpe parece estar no seguinte fato: o criminoso comprador não pode simplesmente ir até a delegacia de polícia e dizer "tentei comprar um diploma universitário pela internet, mas fui enganado". Deste modo, a história morre ali, ninguém fica sabendo e o golpe continua.
PRL
ExcluirSem dúvida é uma situação possível. E, provavelmente, é o que acontece em muitos casos ou até mesmo na maioria das situações. O único porém é que já confirmei pelo menos um caso seguindo o esquema narrado na postagem.
Além disso, segundo a reportagem abaixo, não há a necessidade de envolvimento de funcionários do MEC para a emissão de diplomas para pessoas que jamais realizaram curso superior algum. Se isso for verdade, a resposta que recebi por e-mail da diplomas-brasil contém mentiras. No entanto, a partir do momento em que a credibilidade do MEC fica afetada, a responsabilidade se mantém.
Reportagem:
Excluirhttp://www.estadao.com.br/noticias/vidae,sites-vendem-diplomas-falsos-de-universidades,992592,0.htm
O duro é que o tráfico de diplomas está sendo usado para alavancar ideias péssimas.
ResponderExcluirhttp://www.meionorte.com/noticias/politica/venda-de-diplomas-e-depravacao-do-brasil-41949.html
Mandei denúncia hoje para vários locais. Recebi resposta de um deles:
ResponderExcluirPrezada Senhora,
Cumprimentando-a, sirvo-me deste para encaminhar resposta ao questionamento enviado a este Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação – Área da Educação através do Fale Conosco do site do Ministério Público do Estado do Paraná.
Problemas, denúncias ou reclamações relacionadas ao Ensino Superior poderão ter encaminhamento administrativo ao MEC (tel: 0800-616161) e judicial através do Ministério Público Federal (Procuradoria da República no Estado do Paraná, em Curitiba tel: (41) 3219-8700).
Atenciosamente,
Equipe CAOPCAE – Área da Educação
Centro de Apoio Operacional às Promotorias de
Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação –
Área da Educação
Ministério Público do Estado do Paraná
O problema, Susan, é a falta de provas materiais. Trocas de e-mails e sites na internet dizem muito pouco do ponto de vista legal. Precisamos é de alguém que invista na caça aos falsários e estelionatários.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSebastião
ExcluirO que mais recebo em minha conta da ufpr é spam. Não superestime a ufpr.
A partir do momento em que não foi identificado o responsável pelos e-mails, é claro que esta é uma possibilidade. No entanto, o endereço do e-mail a partir do qual foram enviadas a maioria das mensagens coincide com conta mencionada no blog de vendas de diplomas (citado na postagem). Se foi uma espécie de trote, o trabalho foi muito maior do que simplesmente enviar e-mails. Além disso, o foco da postagem não é a troca de e-mails, mas o fato de haver tantos sites na internet relativos a venda de diplomas. A troca de e-mails foi o estopim da discussão.
Estou pensando em criar um site que anuncie venda de diplomas, só para sentir qual é a real demanda por este tipo de serviço ilegal.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá Marcio
ResponderExcluirTrabalho com duas instituições, ambas do estado de São Paulo. Inicialmente por uma questão de segurança não revelamos os nomes das instituições de ensino, somente após fechar negocio que passamos as opções disponiveis. É uma medida de segurança necessária pois a maior parte das pessoas entram em contato somente para obter essa informação e prezamos pelo sigilo total. Espero que compreenda nossa politica de segurança. O valor é de 2000,00. Podemos fechar o pagamento em apenas 500,00 como sinal de real interesse (que será usado para pagar as custas dos procedimentos (condição, homologação e envio), além das custas com os o nossos colaboradores - todos esses valores devem ser pagos, por nós, à vista e em dinheiro) e todo o restante quando do recebimento do mesmo e a averiguação de sua autenticidade.
Todos os certificados emitidos por nós são legítimos, expedidos por instituições que existem e tem credibilidade no mercado de trabalho. Justamente por esta razão não trabalhamos com descontos. E nenhuma criação de documento é feita sem a contratação do serviço, pois o mesmo vai para pagamento das pessoas que trabalham dentro das instituições e criam as documentações.
Dentro das instituições há pessoas que são nossas parceiras. Elas criam todo o histórico escolar/acadêmico do interessado, com notas, freqüência, e todos os registros pertinentes a cada curso. Estes dados são inseridos no banco de dados da instituição, então é como se a pessoa realmente tivesse iniciado e concluído o curso naquela instituição.
Os registros escolares/acadêmicos ficam armazenados para sempre, o que facilita caso mais adiante precise-se de uma confirmação de autenticidade, conclusão ou expedição de segunda via de qualquer um dos registros.
Todo o material usado na confecção dos documentos é exatamente o mesmo usado por cada instituição de ensino, com assinaturas e carimbos legítimos. Por isto garantimos que não há restrição no uso da documentação, seja para obtenção de registro junto aos conselhos regionais profissionais, para comprovação de estudos em concursos públicos ou para matrícula para prosseguimento de estudos.
Deseja adquirir? é necessário que me mande por email os seguintes documentos escaneados...
CPF FRENTE E VERSO
RG FRENTE E VERSO
CÓPIA DA ASSINATURA
FOTO 3X4
HISTÓRICO ESCOLAR
Fiz uma denúncia ao MPF através do:
ResponderExcluirhttp://cidadao.mpf.mp.br/formularios/formulario-eletronico
Está cadastrado. Recebia a confirmação agora pouco:
{{
Ilmo(a) Sr.(a),
Sua manifestação foi cadastrada com sucesso!
Número da manifestação: 47162
Data da manifestação: 20/05/2014
Descrição:
"VENDA DE DIPLOMAS
Há grande oferta criminosa de venda de diplomas do nível superior na internet. Estes sítios são alguns exemplos do crime:
http://www.virtual-ead.com/ http://diplomasem10dias.blogspot.com.br/ http://valparaiso-de-goias.nexolocal.com.br/p37140587-compre-seu-diploma-quente-contato-diplomas-brasil-hotmail-com
Denuncias semelhantes a esta podem ser vistas na internet em: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2013/04/o-mercado-de-diplomas-falsos-no-brasil.html
http://adonaisantanna.blogspot.com.br/
TODOS OS SÍTIOS FORAM ACESSADOS EM 20/05/2014"
Solicitação:
"Solicitamos que sejam identificados e punidos os indivíduos que promovem esta fraude e mercado ilegal. Solicitamos também que a publicação na internet, deste comércio ou fraude, seja proibido pois trata-se de veiculação de crime."
Demais informações serão encaminhadas para seu endereço de e-mail.
Para consultar o andamento da manifestação, favor acessar a página eletrônica do MPF, opção Sala de Atendimento ao Cidadão, consultar andamento, e inserir o número da manifestação e de seu documento (CPF ou CNPJ).
Atenciosamente,
Sala de Atendimento ao Cidadão - Sistema Cidadão
Ministério Público Federal
Obs.: Não responda a este e-mail. Mensagens encaminhadas/respondidas para o endereço eletrônico do remetente serão desconsideradas.
}}
O prazo para para o MPF dar resposta é de 20 dias.
Assim que eu receber alguma resposta posto aqui.
Vida longa e próspera!
---
Daniel
Grato gratíssimo, Daniel! Enquanto isso aproveito a oportunidade para avisar que estou escrevendo uma postagem realmente especial sobre linguística e matemática. Ela demorará meses para ser concluída, mas ficará uma belezinha.
ExcluirResolvi fazer uma pesquisa rápida no "oráculo" e parece que a prática se quer é uma "exclusividade" da nossa "República dos Carimbos", rs; "Americana é presa por esquema de venda de diplomas falsos" http://www.conjur.com.br/2008-ago-15/americana_presa_venda_diplomas_falsos
ResponderExcluirAve, Cezar!
ExcluirÓtimo poder contar com a sua colaboração novamente. Grato pela dica.
Opá; adonai! se for vender diplomas também, já tem seu primeiro cliente, compro dois. Certificação de mestrado e doutorado, também esta pensando em vender???? Quais serião serão seu valores? Vá lá, já que credito em calculo é grátis... faz um precinho camarada.
ResponderExcluiro povo fofoqueiro,tem nada melhor pra fazer não?eu ao contrario de vcs pesquiso casos de crianças desaparecida e abusos de menores,e mais útil a população.
ResponderExcluirSerginho
ExcluirPoderia detalhar mais a respeito de seu trabalho?
e essa empresa Tabor, veja o site parece vender diploma Ensino médio, pois informaram que certificado vem do Rio de janeiro. e um escola de SP nao pode emitir certificado lá do RJ. vejam taborsupletivo.com.br tabor.com.br E ainda pelo q pude ver trabalham em Sedes da Microlins
ResponderExcluirdiploma.original@live.com Roberto Delacourt
ResponderExcluirwhatsapp 6298366913
golpista
estelionatario
pega seus dados para fazer cartao de credito
COMPREI O MEU NO SITE. WWW.DIPLOMADESICAO.COM
ResponderExcluirREALMENTE MUITO BOM O TRABALHO
é mais que obvio que esses sites que vendem diplomas nao passam de um golpe de estelionato como tantos que existem neste país, o incauto vai pagar por um pedaço de papel sem valor algum.
ResponderExcluirEstou realizando o mesmo teste par assim q responderem denunciar
ResponderExcluirIniciativa ótima. Mas prepare-se para a provável decepção.
Excluir