domingo, 16 de setembro de 2012

Concurso: Cinema e Educação



Se você é um colecionador ou mero apreciador de memorabilia do cinema, esta é uma oportunidade muito rara.

Já fiz um sorteio de livro neste blog. Cinco pessoas foram contempladas. Agora estou adotando uma postura mais meritocrática.

Convido os leitores deste blog para participarem de um concurso de ensaios. Aquele que escrever o melhor texto sobre cinema e educação, ganhará como prêmio o convite oficial para a pré-estreia do filme de maior bilheteria da história do cinema brasileiro, Tropa de Elite 2. 

Tropa de Elite 2, de José Padilha, teve sua pré-estreia na noite de 05 de outubro de 2010, no Theatro Municipal de Paulínia, em Paulínia, São Paulo. Apesar deste evento ter contado com a participação de milhares de pessoas, entre celebridades, oficiais e jornalistas, todos os ingressos foram recolhidos na entrada do teatro. Como tive a sorte de conseguir dois ingressos (devido a uma confusão do correio brasileiro), estou disponibilizando este importante item da história do cinema nacional para a realização de um concurso público.

Seguem abaixo as regras:

1) Qualquer pessoa, de qualquer país, pode participar, desde que tenha pelo menos 18 anos de idade. Nenhuma taxa de inscrição será cobrada. Porém é permitida a submissão de um único ensaio por pessoa. E cada texto deve ser assinado por um único participante do concurso. Quem submeter mais de um texto, está automaticamente desqualificado. O texto que tiver mais de um autor também está automaticamente desqualificado. Observar ainda que submissões de versões modificadas do mesmo texto serão consideradas como submissões múltiplas. Ou seja, o autor deve se certificar de que está enviando sua versão definitiva.

2) Para concorrer, basta escrever um ensaio inédito (que jamais tenha sido publicado e que não esteja submetido para publicação em veículo algum) sobre cinema e educação, contendo um mínimo de três mil caracteres com espaço e um máximo de dez mil caracteres com espaço. O ensaio deverá ser enviado por e-mail para adonai@ufpr.br, na forma de arquivo com extensão rtf (rich text format). No campo "subject" do e-mail deve estar escrito "CONCURSO CINEMA E EDUCAÇÃO". No arquivo contendo o ensaio devem aparecer os seguintes dados pessoais do autor: nome completo, RG, data de nascimento, endereço para correspondência, e-mail e telefone para contato.

3) Serão consideradas somente as submissões que forem recebidas até o dia 05 de outubro de 2012, data de aniversário da pré-estreia do filme Tropa de Elite 2. 

4) Selecionarei os cinco melhores textos, os quais serão publicados neste blog até o dia 15 de outubro deste ano. Todos os cinco ensaios selecionados serão veiculados neste blog no mesmo dia, contendo apenas as seguintes informações sobre seus autores: nome completo e cidade onde reside. Reservo-me o direito de fazer correções gramaticais e ortográficas sobre os textos selecionados, sem comprometer seus conteúdos.

5) O autor do ensaio que tiver o maior número de comentários de pessoas diferentes até o dia 20 de outubro de 2012 ganhará o prêmio, a saber, o convite oficial para a pré-estreia do filme Tropa de Elite 2. Serão ignorados os comentários anônimos durante o processo de contagem. 

6) O prêmio será imediatamente enviado via carta registrada para o endereço que constar no arquivo de submissão. O ganhador do concurso não terá despesa alguma para receber seu prêmio.

Neste blog já foram publicados vários textos sobre relações entre cinema e educação. Recomendo a leitura das seguintes postagens, apenas para fins de referência: O Exorcista e a Universidade Brasileira, Be it, don't dream it e Matemáticos no Cinema.

Durante a realização do concurso continuarei postando textos sobre os temas usuais do blog e respondendo aos comentários.

Os objetivos deste concurso são a divulgação deste site e a construção de uma educação melhor para o Brasil.

Desejo boa sorte a todos.

Observação: a imagem acima é o tratamento digital de duas fotografias do prêmio.

2 comentários:

  1. Só não vou participar porque já tenho um... mas que me deu uma coceira para fazer uma análise ... lá isso deu!!

    ResponderExcluir
  2. Quem participar não estará apenas concorrendo ao convite. Estará também contribuindo para a educação brasileira.

    ResponderExcluir

Respostas a comentários dirigidos ao Administrador demoram usualmente até três dias.