sexta-feira, 1 de junho de 2018

Um milhão - e um pouco mais



Esta é uma postagem extraordinária.

Quase três anos atrás foram encerradas as atividades regulares deste fórum. No entanto, desde então o blog Matemática & Sociedade tem mantido um público regular de leitores, com uma média de onze mil visualizações mensais (a maioria vem dos Estados Unidos). Alguns desses leitores ainda publicam comentários por aqui. E tenho procurado responder à maioria. 

Particularmente neste mês de junho de 2018, M&S atinge um milhão de visualizações. É um resultado pequeno, se compararmos com os blogs mais populares do país (como o Não Salvo, o Kibe Loko e outros fóruns de humor), mas expressivo se levarmos em conta a proposta aqui apresentada e desenvolvida.

Ou seja, o M&S atingiu a sua principal meta: tornar-se uma referência consistente, no que se refere às relações entre matemática e sociedade. Em outras palavras, este blog é praticamente um livro, mas um livro interativo.

Como forma de agradecimento, aviso aos leitores que meu trabalho com ensino de matemática está tendo continuidade sim, para além de minhas atribuições usuais em sala de aula. Em parceria com o professor Elenilton Vieira Godoy (Doutor em Educação pela USP e docente do Departamento de Matemática da UFPR), estou desenvolvendo vasto material, dirigido a professores de ensino médio e alunos de licenciatura, na área de matemática. 

O ensino de matemática necessariamente demanda o emprego de pelo menos duas linguagens não tradutíveis entre si: uma natural e outra formal. E este fato cria dificuldades didáticas específicas que não ocorrem no ensino de outros ramos do conhecimento. Com o propósito de contornar este inevitável problema, o professor Elenilton e eu estamos esboçando uma abordagem para o ensino de matemática, com foco no nível médio, sustentada por oito princípios didáticos e uma metodologia muito específica. Nossos oito princípios procuram a identificação com a prática atual da matemática, enquanto ciência pura e aplicada. E nossa metodologia deve ajudar (pelo menos assim esperamos) a conferir sentido aos conteúdos matemáticos, do ponto de vista de alunos, graças a uma aplicação particular da teoria das histórias. Ilustramos nossas ideias com inúmeros exemplos pontuais. 

Temos também a pretensão de produzir material técnico para professores e alunos de licenciaturas, cobrindo toda a matemática do ensino médio, em diferentes modalidades. Esta redação já está em andamento.

Por enquanto, temos em mãos um artigo de trinta páginas (ainda em fase de produção) e um esboço de projeto com noventa páginas já escritas. Quando este material estiver minimamente apresentável, ele será disponibilizado gratuitamente para todos os interessados. Queremos transformar todo este material em um ponto de partida para ampla discussão e implementação de melhores técnicas de ensino.

Algumas das ideias desenvolvidas neste novo projeto foram brevemente discutidas neste blog. Outras são novas. Mas o espírito é sempre o mesmo: uma matemática melhor para os nossos jovens. 

Esta postagem não rompe com o fim do M&S. Pelo contrário, aquilo que poderia ser feito com este blog já foi realizado. Agora precisamos ousar um pouco mais, só isso. 

Um grande abraço

Adonai Sant'Anna

9 comentários:

  1. Fique curiosa sobre os oito princípios didáticos e a metodologia específica que será utilizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Língua Portuguesa

      Estamos tentando agilizar a veiculação da primeira versão de nosso projeto. Espero que possamos fazer isso nos próximos meses.

      Excluir
  2. Professor, pode não ser o caso, mas considerando que o Grande número de visitantes vêm dos Estados unidos, pode ser um tipo de vírus que influencia no contador e acaba prejudicando a sua avaliação. Isso e relativamente comum.

    Abraço e sucesso nessa nova jornada,
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Camila. Esta possibilidade me ocorreu. Mesmo assim, de tempos em tempos consigo localizar grupos de discussão nos quais postagens deste blog estimulam trocas de ideias. Isso é algo que me anima um pouco mais.

      Excluir
  3. Tenho que te parabenizar pelo trabalho que desenvolveu até aqui. Conheci este blog ano passado, auxiliou-me a mudar muitas opiniões errôneas que eu tinha acerca da matemática. Trabalho adorável Adonai, que consiga alcançar passos ainda maiores. Inclusive já indiquei este blog para alguns amigos da UnB, onde estudo.
    Sucesso.

    Anthony Louis

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Adonai sem saber que estás envolvido com o ensino (inovador) de matemática! Acredito que você tem muito a contribuir com o ensino sério da matemática.
    Vai submeter o material ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) ou será apenas para distribuição on-line?
    Continuo te seguindo por aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Emerson!

      Há quanto tempo que a gente não se fala, cara!

      Elenilton e eu ainda estamos definindo a melhor estratégia, a médio e longo prazo, para a divulgação deste material. A curto prazo acredito que começaremos com a submissão para publicação de um artigo em um bom periódico especializado em língua portuguesa. A primeira versão deste artigo já está pronta. Os próximos passos devem incluir palestras, cursos de verão e a busca por colaboradores.

      O material técnico em si terá como público-alvo professores de ensino médio e estudantes de licenciatura em matemática. Mas ainda não definimos como pretendemos distribuir. Algo que está definido é o seguinte: tem que ser uma distribuição gratuita e amplamente acessível para todos os interessados.

      Se quiser mais detalhes, certamente será um prazer conversarmos.

      Excluir

Respostas a comentários dirigidos ao Administrador demoram usualmente até três dias.