tag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post7396859790179183230..comments2024-01-27T11:58:22.864-03:00Comments on Matemática e Sociedade: Paulo Freire e a matemática do oprimidoAdonaihttp://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comBlogger89125tag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-775198343201569712015-06-08T20:13:15.136-03:002015-06-08T20:13:15.136-03:00Vale lembrar que além de ser o principal mentor da...Vale lembrar que além de ser o principal mentor da fracassada LDB de 1996, Paulo Freire também é quem trouxe a famigerada Progressão Continuada na prefeitura de Sâo Paulo, e que depois foi copiada por muitos outros governos. Ou seja, a destruição feita por ele foi completa.<br />Hugo Delatorrehttps://www.blogger.com/profile/16763282112506133120noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-72381523843183730222015-06-06T12:03:47.249-03:002015-06-06T12:03:47.249-03:00Paulo Freire é um cadáver adiado que procria. Quan...Paulo Freire é um cadáver adiado que procria. Quando o Brasil vai tomar vergonha na cara e enterrá-lo de vez? <br /><br />JúniorAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-35203056584774417492015-06-05T13:14:09.804-03:002015-06-05T13:14:09.804-03:00«Paulo Freire e o assassinato do conhecimento»
ht...«Paulo Freire e o assassinato do conhecimento»<br /><br />http://abr.ai/1EZVcLVKynismós!https://www.blogger.com/profile/05416561193260327607noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-39110047655533793682015-05-10T17:03:03.355-03:002015-05-10T17:03:03.355-03:00O que significa aprender a ler? C E L U L A R. Ser...O que significa aprender a ler? C E L U L A R. Será que é aprender a decodificar a combinação de letras com determinados ruídos correspondentes a essa combinação? Ou será que pode ser algo mais e também ser capaz de reconhecer ou visualizar mentalmente um celular ao fazer aquela correspondência? Ou será que podemos (ou devemos?) dar ainda um passo mais e associar também àquela sequência de caracteres o seu significado e histórico social e o próprio papel do aprendiz nas relações sociais que resultaram no objeto cujo nome estou aprendendo a ler ('celular')? <br /><br />Isso significaria aprender o que é o minério coltán, o que é a República do Congo, o que são as grandes corporações de telefonia e como elas se relacionam com a República do Congo e seus interesses nas minas de coltán desse país. Significaria também aprender qual o meu papel, a minha função, a minha atuação em todo o processo de relações sociais implicados na produção e consumo de celulares. Essa seria uma proposta de aprendizado muito mais completa, complexa e profícua do que simplesmente aprender a produzir certos sons ao se deparar com a sequência de caracteres: C E L U L AR ou simplesmente aprender a identificar um objeto que corresponda àquela sequência de caracteres. <br /><br />Essa proposta mais ousada é a de Paulo Freire. É por isso que ele disse que "não basta ensinar a ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. Fazer isso, não é nada fácil, por motivos óbvios. Mas Paulo Freire foi importantíssimo por chamar a atenção para a importância de transcender a educação estática, fria, formal, puramente técnica para uma educação que se comprometa com o desafio de efetivamente compreender o mundo em que vivemos, condição necessária para transformá-lo de maneira consciente em um lugar mais justo e humano. <br /><br />(Brasileiro)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-73407871719344592702015-04-18T20:52:38.949-03:002015-04-18T20:52:38.949-03:00Caro professor Adonai, parabéns pelo excelente tex...Caro professor Adonai, parabéns pelo excelente texto. Merece ser re-lido pela honestidade intelectual. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-70098961287156064622015-04-11T14:58:51.356-03:002015-04-11T14:58:51.356-03:00(continuação)
"O problema é que para desenvol...(continuação)<br />"O problema é que para desenvolver de forma metódica as ideias de Freira [sic!], é preciso entende-las. [sic!]"<br />Bom, me mostre o desenvolvimento metódico nas ideias do próprio Freire -- se as ideias são dele, o desenvolvimento metódico deveria ter vindo dele próprio. <br /><br />"E entende-las [sic!] não é uma tarefa trivial. Alguém poderia pensar que os acadêmicos estão aptos para isso. Mas acho que não, pois para entender suficientemente bem para desenvolver as ideias de Freire não basta teoria, é preciso praxis."<br />>>Claro, Lênin, Rosa Luxemburgo, Che Guevara, Mao, Pol Pot e Kim Il-sung talvez conhecessem as ideias de Marx melhor porque eles tinham "práxis"... Todos os estudos que li sobre aplicações práticas das ideias de Freire eram de quem 1) acreditava nessas ideias e 2) as praticava. E as aplicações não me dão subsídios para levar a sério as ideias dele, mesmo se eu der um voto de confiança cego nas supostas boas intenções dele. Do jeito você descreve, nem as ideias de Marx, nem as ideias de Freire, nem as ideias de Juliano o Apóstata (um cara muito bem-intencionado) serão aplicadas -- e quando aplicarem, dirão que não foi uma aplicação boa, porque a culpa não é das ideias, é da estrutura ou sei lá de quem mais. O engraçado é que toda uma massa de pedagogos brasileiros é obrigada a engolir Freire sem esboçar um pingo de pensamento crítico. Freire é só mais um intelectual bonitinho que se você criticar vai ser linchado por seu professor e não vai passar de ano. Nem sei quem mais ainda está na moda, mas critique Foucault, Habermas, Said & Cia., e sentirá na pele como é ser uma ovelha-negra nas ciência humanas neste país.Youssef Cheremhttps://www.blogger.com/profile/01424799448452502902noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-21791579804655608102015-04-11T14:58:23.239-03:002015-04-11T14:58:23.239-03:00Anônimo, até agora você só discutiu no abstrato. V...Anônimo, até agora você só discutiu no abstrato. Você não apresentou nada concreto. Então o problema não é com as ideias de Freire porque elas não teriam tido a chance de ser aplicadas? E os casos em que elas foram efetivamente aplicados, que foram citados? Nem pontos interessantes sobre as ideias de Freire sobre os quais eu realmente não tenho conhecimento (nem sei se existem), nada disso você apresentou. Eu apresentei vários casos em que o "método" dele não funcionou. Onde estão os estudos de caso? Vamos acompanhar aí, digamos, um grupo de 20 alunos com o "método PF" (aliás, esse "método" vai até que nível?), e outro com outro método. Ou vamos utilizar a parte não ideológica de seu método, que seria, basicamente o método Laubach, e constrastar com os resultados do método de Freire. Que pedagogo "gênio" já teve essa ideia? Quais foram os resultados?<br /><br />Laubach desenvolveu uma linguagem escrita para um povo sem escrita, e conseguiu alfabetizá-los em sua própria língua em questão de semanas.<br /><br />"O que eu penso é que as coisas nesse ponto já complicam bem mais porque as aplicações das suas ideias não depende [sic!] essencialmente delas".<br /><br />As aplicações não dependem somente das ideias, mas dependem necessariamente das ideias. Até agora só tenho visto aplicações fracassadas de uma ideologia turva. <br /><br />Você qualifica comentários com adjetivos eminentemente subjetivos e moralistas, arvorando-se como o exegeta-mor de Freire. Em momento algum eu usei de adjetivos desse naipe: "manipulações", "tergiversadas", "grosseiras". [Aliás, "tergiversar" é verbo *intransitivo*: ninguém "tergiversa algo".]<br /><br />Você afirma: "A meu ver, as ideias de Paulo Freire são aplicadas com uma eficiência e correção que ficam muito, mas muito mesmo, aquém do valor dessas ideias." Se eu substituir Paulo Freire por Rousseau, Marx, Buda, Jesus Cristo ou Benjamin Franklin, fica na mesma. É uma frase vazia. Além disso, você postula, não "prova", o valor dessas ideias. <br /><br />"Via de regra, as pessoas não entenderam as ideias de Paulo Freire. Tanto os que o apoiam como os que o atacam."<br />Essa desqualificação direta de interlocutores abstratos, sem apresentar evidências, não me soa bem. Com elas, você procura se apresentar como um intérprete mais "crível" de Freire.<br />Sinceramente, nem as ideias em si nem a linguagem de Freire são difíceis de entender (o estilo de Freire pode ser intragável, mas nem discuti isso). Sinceramente, difícil de entender é Heidegger, Kant, Derrida, Habermas. Freire, não. Qualquer um lê a "pedagogia do oprimido" numa sentada, não há nada de imensamente profundo nesse livreto.Youssef Cheremhttps://www.blogger.com/profile/01424799448452502902noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-7590501352674317552015-04-07T17:03:20.107-03:002015-04-07T17:03:20.107-03:00Fabio
Fico feliz que alguém tenha finalmente toca...Fabio<br /><br />Fico feliz que alguém tenha finalmente tocado na questão dos erros de matemática em materiais didáticos. No entanto, sua conclusão é precipitada. Não há transposição de fato. Isso porque existe um distanciamento social muito grande entre pesquisadores de matemática e professores de matemática. E existe distanciamento também entre pedagogos da matemática e matemáticos. A tese de doutorado que cito é um exemplo típico.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-31188828025618167892015-04-07T14:15:04.334-03:002015-04-07T14:15:04.334-03:00O proprio Paulo Freire convida os educadores a ler...O proprio Paulo Freire convida os educadores a ler a dinamica social através de categorias ingênuas (luta de classes), buscando mobilizá-los para movimentos politicos (que eu considero) mal intencionados. Uma obra que finge buscar a libertação, mas que sem estabelecer de que liberdade estamos falando (certamente nao são as liberdades individuais da filosofia liberal), esconde sua real intenção. Não é um livro sobre pedagogia, e sim um livro sobre a importancia de usar a educação como ferramenta política, com base em uma leitura muito específica da sociedade. <br /><br />Já sobre os erros de matemática dos livros didáticos, ora, isso é fácil de entender. O conhecimento escolar de matemática não é, e nem tem como ser, o mesmo corpus de conhecimento dos matemáticos. As inadequações existentes sao fruto de transposição didática. Trata-se de um problema da didática da matemática. Fabionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-38814273185325970372015-04-05T21:10:42.562-03:002015-04-05T21:10:42.562-03:00Anônimo
A questão de entender Freire sempre será ...Anônimo<br /><br />A questão de entender Freire sempre será vaga. Prova disso são as discussões intermináveis sobre o tema. O que pode ser feito é a concepção de modelos matemáticos que pretendam descrever relações entre opressores e oprimidos, eventualmente *inspirados* em ideias de Paulo Freire. Tenho pensado nisso e creio que exista um caminho natural. As equações de Lotka-Volterra descrevem relações simples entre presa e predador. Creio que esse modelo (muito bem conhecido) pode ser adaptado da seguinte forma: presa e predador não podem inverter papeis em ecossistemas; no entanto, opressor e oprimido podem em redes sociais. Creio que esta seja uma diferença crucial. Tentarei escrever um sistema de equações diferenciais que modele revoluções sociais. <br /><br />No entanto, você tem razão ao insistir na questão da prática. Qualquer que seja o modelo criado, ele precisa ser confrontado com situações reais. Pensarei com cuidado sobre a questão.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-11691105900408444142015-04-05T20:36:45.415-03:002015-04-05T20:36:45.415-03:00Acho que é por aí mesmo Adonai. O problema é que p...Acho que é por aí mesmo Adonai. O problema é que para desenvolver de forma metódica as ideias de Freira, é preciso entende-las. <br /><br />E entende-las não é uma tarefa trivial. Alguém poderia pensar que os acadêmicos estão aptos para isso. Mas acho que não, pois para entender suficientemente bem para desenvolver as ideias de Freire não basta teoria, é preciso praxis. E os acadêmicos não vão para as periferias ou campo alfabetizar ninguém. Assim, a contribuição dos acadêmicos no que diz respeito às ideias de Freire, não pode ir muito além da verbologia. <br /><br />Sobram então os professores. Eles tem o que aos acadêmicos lhes falta: contato com a realidade nua e crua da tarefa de educar. O problema é que, em geral, aos professores falta ao que aos acadêmicos sobra: fundamentação teórica para desenvolver as ideias de Freire. Assim, a contribuição dos professores no que diz respeito às ideias de Freire, não pode ir muito além do ativismo.<br /><br />E, como disse Paulo Freire, ativismo e verbologia não se fazem revolução (educacional).<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-40531925467383785222015-04-05T13:34:49.995-03:002015-04-05T13:34:49.995-03:00Anônimo
Creio que entendo o que diz. Minha pergun...Anônimo<br /><br />Creio que entendo o que diz. Minha pergunta é se essa dificuldade para aplicar as ideias de Freire não se deve ao fato de que ninguém até hoje desenvolveu de forma metódica tais ideias. A impressão que tenho é que Freire apenas jogou noções intuitivas, sem qualificar coisa alguma. Isso justificaria a existência de múltiplas interpretações ao que ele afirmou. É algo que acontece com frequência entre ideias originais. As ideias realmente originais comumente nascem como concepções vagas e altamente discutíveis. É possível que seja o caso com Paulo Freire.<br /><br />Por exemplo, como seria a relação opressor-oprimido? Seria equivalente a uma relação presa-predador, como descrita no sistema de Lotka-Volterra? Se pudermos modelar as relações opressor-oprimido via equações de Lotka-Volterra, poderemos usar esse modelo para realmente compreender relações de poder entre opressores e oprimidos? Se não pudermos usar tais equações, qual metodologia seria mais adequada para fins de compreensão e aplicação?Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-5507528092396468022015-04-05T12:06:48.574-03:002015-04-05T12:06:48.574-03:00Pois é Adonai, seria mesmo bem mais interessante e...Pois é Adonai, seria mesmo bem mais interessante e produtivo discutir as ideias e aplicações das ideias de Paulo Freire, mas fica difícil fazer isso se o pensamento e postura do autor sofrem manipulações e são tergiversadas de maneira tão grosseira. <br /><br />Bom, você pede para que eu me concentre nas aplicações das ideias de Paulo Freire. O que eu penso é que as coisas nesse ponto já complicam bem mais porque as aplicações das suas ideias não depende essencialmente delas e menos ainda do seu autor, mas de uma grande complexidade com uma enorme quantidade de variáveis, como vontade política, capacidade econômica do Estado, cultura, motivação e capacidade individual de quem procura entender e aplicar aquelas ideias, etc. <br /><br />A meu ver, as ideias de Paulo Freire são aplicadas com uma eficiência e correção que ficam muito, mas muito mesmo, aquém do valor dessas ideias. Mas insisto que a meu ver isso não é por culpa, falha ou falta de valor das ideias de Paulo Freire em si, mas é uma consequência de outros fatores, como os que mencionei acima. <br /><br />Algo parecido ocorre com as ideias de Piaget. <br /><br />Via de regra, as pessoas não entenderam as ideias de Paulo Freire. Tanto os que o apoiam como os que o atacam.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-51607462951346431902015-04-03T14:47:39.957-03:002015-04-03T14:47:39.957-03:00Opa!
´Brigado, hein!
Meu comentário foi apenas uma...Opa!<br />´Brigado, hein!<br />Meu comentário foi apenas uma opinião de curioso.<br />Saudações,<br />RodrigoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-55119573581490453772015-04-03T09:09:13.694-03:002015-04-03T09:09:13.694-03:00Realmente Rodrigo, “.... com coração aberto, mas c...Realmente Rodrigo, “.... com coração aberto, mas com a mente em vigilância e aguçada.”<br />Penso que assim devemos proceder quando quisermos compreender realmente o nosso mundo.<br />Ressalto um aspecto que considero relevante e deve ser analisado: posso pensar e discutir sobre algum tema sem ler “grandes pensadores”? Tenho lido muita literatura em que aqueles que escrevem, adoram citar fulano ou beltrano, somente porque dá credibilidade. Muitos limitam-se a citar grandes pensadores. Alguns criticam escritos somente porque não citou pensadores importantes. Eu penso que antes de qualquer paradigma científico, é mais importante apreciar com coração aberto... os argumentos. Já vi artigos em que certos argumentos são escritos somente porque um “grande pensador” escreveu.<br />Eu penso ainda que é de fundamental importância entender o espaçotempo que vivemos. Muitos antigos pensamentos são inadequados para o momento atual. Muito facilmente somos contaminados por pensadores do passado levando-nos a esquecer nossa própria liberdade de pensar. <br />Acho perfeitamente possível se realizar grandes pensamentos sem sequer ler pensadores do passado.<br />Gostaria de deixar claro que não condeno a leitura dos “grandes pensadores”, apenas penso que devemos não deixar que eles nos aprisionem, ou mais atual, nos oprimam!<br />Eu penso que devemos com urgência urgentíssima, estimular o livre pensar. Pensar nosso momento, nossa vida, nossa sociedade, nosso ambiente, e assim por diante.<br />Vamos dar espaço à razão.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05548528641408903191noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-81639219070691045552015-04-03T00:22:57.564-03:002015-04-03T00:22:57.564-03:00De fato, a obra do Hewitt precisa ser complementad...De fato, a obra do Hewitt precisa ser complementada por um livro mais "convencional". Por ter sido obrigado a decorar fórmulas a esmo, tendo a considerar o livro do Hewitt um oásis, e foi a partir dele que realmente entendi a importância do "Gedankenexperiment". <br /><br />SebastiãoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-5396032374934249982015-04-02T23:09:17.745-03:002015-04-02T23:09:17.745-03:00Rodrigo
Quando eu crescer quero escrever como voc...Rodrigo<br /><br />Quando eu crescer quero escrever como você. Escreveu pouco e foi direto ao ponto nevrálgico da questão. É exatamente isso! Isaac Newton, por exemplo, escreveu ideias que beiram o misticismo, quando tratou da mecânica e até do cálculo diferencial e integral. Se os físicos tivessem parado por aí, perdendo tempo com exegeses sem fim da obra de Newton, jamais teríamos ido à Lua.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-70477813903057364812015-04-02T21:01:29.124-03:002015-04-02T21:01:29.124-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Leonardohttps://www.blogger.com/profile/01876527865215800946noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-67220712739814139072015-04-02T21:01:14.637-03:002015-04-02T21:01:14.637-03:00Sebastião
Eu acho esse livro do Paul Hewitt muito...Sebastião<br /><br />Eu acho esse livro do Paul Hewitt muito bom, mas acho que física sem matemática (física conceitual) não é física. Esse livro é meio pobre nesse aspecto.Leonardohttps://www.blogger.com/profile/01876527865215800946noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-30824397294042960242015-04-02T18:47:39.625-03:002015-04-02T18:47:39.625-03:00Prof. Adonai,
De toda essa história sobre Paulo F...Prof. Adonai,<br /><br />De toda essa história sobre Paulo Freire:<br /><br />- Me impressiona muito como as pessoas se apegam ferreamente ao que é escrito pelos grandes pensadores, sem contextualizar os assuntos. Por exemplo, você pode ler o Manifesto Comunista do Karl Marx de várias formas, mas não se pode esquecer que esse escrito é, antes de tudo, um MANIFESTO político, não propriamente um texto "acadêmico", como seria O Capital.<br /><br />- É preciso também saber se situar diante dos grandes pensadores. Eric Hobsbawm, por exemplo, afirma que jogaria fora quase tudo do marxismo, menos à questão do materialismo (filosofia materialista); essa sim a grande contribuição de Karl Marx para a humanidade. Esse grande historiador soube encontrar seu caminho dentro do marxismo, apesar das ressalvas que tinha ao próprio sistema filosófico de Marx.<br /><br />- Todo grande pensador é alvo de contestação, o que não lhes tira o vigor. Freud e Carl Jung ainda hoje encontram forte crítica ao modo como construíram, cada qual, a psicanálise. Por isso, indago: todos os escritos deles seriam imprestáveis, a anular as teorias concebidas por eles? Hegel teria sua filosofia inutilizada pelas críticas de Karl Marx?<br /><br />- Não se pode confundir os seguidores de determinada corrente filosófica com o próprio filósofo; especialmente no espectro da esquerda, nem tudo que se escreve ou se faz em nome de "A" ou "B", encontra respaldo no próprio pensador. Ou por qual motivo Marx teria dito, já no final da vida, que não era mais marxista, quando viu os comentários daqueles que se debruçavam sobre seus livros?<br /><br />- Os grandes pensadores devem ser sempre lidos, com o coração aberto, mas com a mente em vigilância, aguçada. Italo Calvino tem o livro "Por que ler os clássicos", no qual afirma que os grandes livros "nunca terminam de dizer aquilo que tinha para dizer". É isso: os grandes pensadores sempre estarão a nos ensinar uma flexão nova, mas não definitiva sobre as coisas da vida.<br /><br />Saudações,<br /><br />Rodrigo<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-85417413628053163632015-04-02T16:39:09.001-03:002015-04-02T16:39:09.001-03:00João Luiz
De fato parece um tema excelente para d...João Luiz<br /><br />De fato parece um tema excelente para discussão. Mas hoje confesso que estou mais inclinado a seguir um caminho diferente. Os super-temas (dominação, opressão, educação, sociedade) parecem não surtir efeitos positivos no Brasil. Estou trabalhando em um novo projeto (produção de vídeos) que, creio eu, terão alguma chance de ilustrar princípios através de exemplos. É preciso ter paciência. Se o Brasil se transformar em alguma sociedade remotamente civilizada, isso acontecerá dentro de algumas gerações. Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-67101655167291056922015-04-02T16:13:29.590-03:002015-04-02T16:13:29.590-03:00Vamos lá então! Dominação independente do tipo que...Vamos lá então! Dominação independente do tipo que seja, sempre exigirá um dominado. Um indivíduo que seria apenas mais um agente em uma estrutura que escapa a suas volições, logicamente seria um dominado.<br />Creio que a questão é entender o que faz um indivíduo pertencer a qualquer uma das classes (dominadora; dominada).<br />Penso que o autoconhecimento, ou seja, a consciência de si mesmo, independente do ambiente onde se encontra é que pode mudar a questão. Vejo hoje a maioria das pessoas andando no automático. Se quiseres questionar uma pessoa sobre um tema cultural, religioso ou apenas dogmático, verás que haverá dominação e esta pessoa provavelmente se afastará de você no momento que você a fizer pensar sobre essas questões. <br />Os paradigmas vigentes são extremamente fortes. Se eu disser que a educação institucional obrigatória é desnecessário, acredito que sequer terás estímulo em discutir comigo. Dirá logo que surtei.<br />Desta forma se vão instalando em nosso “consciente” estruturas predeterminadas, que direcionam nosso comportamento. Isto pode ser para o bem ou para o mal. Veja-se casos de doutrinação.<br />Dominação tem uma compreensão mais profunda. No momento que a fragmentamos em diversos setores de dominação, perdemos o foco do âmago da questão.<br />Já li, neste ou em outro assunto recente por aqui, que existe pouco espaço para razão. Porque isto acontece? Penso que este é um excelente assunto para discussão!<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05548528641408903191noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-4770940292576859812015-04-02T16:01:38.533-03:002015-04-02T16:01:38.533-03:00Muito obrigado, Rodrigo. O tema parece realmente n...Muito obrigado, Rodrigo. O tema parece realmente natural. Resta saber se a dissertação é boa e se rendeu frutos. Com o tempo, eu lerei.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-73470253501115121382015-04-02T15:19:59.613-03:002015-04-02T15:19:59.613-03:00Opa!
Achei alguma coisa: BRIGHENTE, MIRIAM FURLAN....Opa!<br />Achei alguma coisa: BRIGHENTE, MIRIAM FURLAN. A EDUCAÇÃO DE EDUCADORES À LUZ DE MICHEL FOUCAULT E PAULO FREIRE: DO CORPO DISCIPLINADO E NEGADO À LIBERTAÇÃO DO CORPO OPRIMIDO ' 01/11/2011 117 f. MESTRADO ACADÊMICO em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ .<br />Saudações a todos,<br />RodrigoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-69971128891489725732015-04-02T15:00:41.044-03:002015-04-02T15:00:41.044-03:00Bem lembrado, Rodrigo. Foucault discutiu muito sob...Bem lembrado, Rodrigo. Foucault discutiu muito sobre essas relações de poder. Seria interessante saber se alguém já comparou Freire com Foucault.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.com