tag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post577147889840620187..comments2024-01-27T11:58:22.864-03:00Comments on Matemática e Sociedade: Alunos babilônicosAdonaihttp://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comBlogger40125tag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-40162207679791037272015-05-10T12:48:24.530-03:002015-05-10T12:48:24.530-03:00Celso
Roberto Mangabeira Unger não tem suficiente...Celso<br /><br />Roberto Mangabeira Unger não tem suficiente experiência com cosmologia ou matemática para opinar sobre esses temas, ainda mais levando em conta os problemas hoje enfrentados nessas áreas. O pouco que consigo entender deste e de outros fragmentos do que li é que ele procura múltiplas formas para atacar a conjectura da existência de múltiplos universos. Pode ser que exista algum mérito nessas ideias. Mas, honestamente, isso tudo soa como uma versão refinada de Olavo de Carvalho, quando este discute sobre física teórica. Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-72028527581058347252015-05-09T18:03:17.562-03:002015-05-09T18:03:17.562-03:00Caro Prof. Adonai,
Veja este excerto da Wikipe...Caro Prof. Adonai, <br /><br />Veja este excerto da Wikipedia sobre a visão do filósofo Roberto Mangabeira Unger acerca da Matemática: <br /><br />" Mathematics and the one real, time-drenched world[edit]<br />One consequence of these positions that Unger points to is the revision of the concept and function of mathematics. If there is only one world drenched in time through and through, then mathematics cannot be a timeless expression of multiple universes that captures reality. Rather, Unger argues that mathematics is a means of analyzing the world removed of time and phenomenal distinction. By emptying the world of time and space it is able to better focus on one aspect of reality: the recurrence of certain ways in which pieces of the world relate to other pieces. Its subject matter are the structured wholes and bundles of relations, which we see outside mathematics only as embodied in the time-bound particulars of the manifest world. In this way, mathematics extends our problem solving powers as an extension of human insight, but it is not a part of the world. " <br /><br />Eu não entendi muito bem o que Unger quis dizer. Qual sua opinião sobre o texto acima? <br /><br />CelsoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-35036903972272218092015-05-08T09:19:19.985-03:002015-05-08T09:19:19.985-03:00Mais uma vez grato pela ajuda, Prof. Adonai.
Ce...Mais uma vez grato pela ajuda, Prof. Adonai. <br /><br />CelsoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-55728205361824436372015-05-08T00:59:00.731-03:002015-05-08T00:59:00.731-03:00Celso
Não recomendo Análise Real. É preferível o ...Celso<br /><br />Não recomendo Análise Real. É preferível o Curso de Análise. O primeiro é uma versão exageradamente resumida do segundo.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-62223918393663567082015-05-07T20:54:10.982-03:002015-05-07T20:54:10.982-03:00Muito obrigado pelas indicações, Prof. Adonai. Cre...Muito obrigado pelas indicações, Prof. Adonai. Creio que vou começar pelos trabalhos do Prof. Elon (mais pela facilidade maior de acesso — depois, certamente buscarei o "Real Analysis" ); no entanto, tenho uma dúvida: quanto à obra do Prof. Elon, o senhor se refere aos volumes do "Curso de Análise" ou da série intitulada "Análise Real" ? Qual a diferença entre as coleções? <br /><br />CelsoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-46882389972521677352015-05-07T20:09:31.926-03:002015-05-07T20:09:31.926-03:00Celso
Seja bem-vindo a este fórum. Com relação a ...Celso<br /><br />Seja bem-vindo a este fórum. Com relação a análise matemática, sou muito tendencioso. Gosto bastante dos clássicos. Um livro que julgo muito didático é o Real Analysis, de Haaser e Sullivan. Veja o link abaixo.<br /><br />http://www.amazon.com/Real-Analysis-Dover-Books-Mathematics/dp/0486665097<br /><br />Mas, naturalmente, outra boa opção é a obra de Elon Lages Lima. Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-43698341581705771732015-05-07T17:54:57.272-03:002015-05-07T17:54:57.272-03:00Prezado Prof. Adonai,
Esta é a primeira postage...Prezado Prof. Adonai, <br /><br />Esta é a primeira postagem do blog que eu leio, e posso dizer, com certeza, que me foi passada uma ótima impressão deste espaço (mal posso esperar para ler outras postagens!). Dito isso, gostaria de pedir-lhe o seguinte: qual (ou quais livros) o senhor indicaria para quem terá seu primeiro contato com o tópico "Análise Matemática" ? (acabei de adquirir a obra " Problemas e Exercícios de Análise Matemática " do Boris Demidovitch; no entanto, esse livro tem como foco a resolução de problemas,só que ainda me falta uma base teórica na matéria). <br /> <br />Att., <br /><br />CelsoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-42580839191386929162015-04-19T13:27:36.948-03:002015-04-19T13:27:36.948-03:00Para mim parecia uma mulher de cintura fina com se...Para mim parecia uma mulher de cintura fina com seios a amostra e com rosto de demônio e par de chifres na cabeça, Representando uma especie de mulher diabo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-54808256264196977342015-04-19T03:47:18.490-03:002015-04-19T03:47:18.490-03:00Anônimo
Leitura curiosa a sua. Minha intenção pri...Anônimo<br /><br />Leitura curiosa a sua. Minha intenção principal, com a imagem em questão, era ressaltar a ideia de corpos novos com mentes velhas. Por isso o rosto de uma idosa.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-70238863007598476952015-04-19T03:42:16.940-03:002015-04-19T03:42:16.940-03:00Anônimo
Se uma graduação (seja qual for), em uma ...Anônimo<br /><br />Se uma graduação (seja qual for), em uma instituição de nível superior brasileira, exigir muito de seus alunos, deixará de formar muitos alunos. Por conta disso, sofrerá pressões externas para aprovar mais gente. E acabará cedendo. Ninguém deseja abrir mão de verbas só para defender ensino de qualidade. Essa regra cabe à maioria dos casos.<br /><br />No caso específico da matemática, resolver problema é importante. Mas nem todos percebem que esta não é a única função da matemática. Apenas lamento.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-67774509198034185172015-04-18T23:20:32.829-03:002015-04-18T23:20:32.829-03:00de antemão já peço perdão caso minha pergunta não ...de antemão já peço perdão caso minha pergunta não esteja bem formulada:<br /><br /> Professor Adonai, o senhor criou essa imagem http://2.bp.blogspot.com/-0tFBtO3HFT4/VSrtS-eIDcI/AAAAAAAABrk/yT5vJ4KnPZ8/s1600/women.jpg, que representaria a silhueta de uma 'mulher diabo' e empregou-a juntamente com o termo 'alunos babilônicos'(analogia a babilonia cidade do pecado), como uma forma de metalinguagem subliminar para referir-se aos discentes que só pensam em mulher e que mulher é o diabo?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-63552468268879640962015-04-18T20:12:23.540-03:002015-04-18T20:12:23.540-03:00Caro Professor Adonai. Alegro-me em saber que as a...Caro Professor Adonai. Alegro-me em saber que as analogias que o Sr faz são muito parecidas com as minhas impressões sobre este fenômeno. Por muito tempo pensei, ingenuamente, que esta "época singular", poderia ser entendida a partir de uma "crise de paradigmas". Pense na indústria do livro didático no Brasil, do fundamental ao universitário. Um livro de Cálculo como o de James Stewart, não é mais apenas "um livro de Cálculo", como eram o de Courant ou Morris Kline. Hoje estes livros são franquias. Há o livro, o site, uma equipe de apoio para receber e avaliar as críticas, uma equipe para desenvolver um programa com exercícios e material suplementar. Professor, isso deixou de ser um "livro" há muito tempo. Agora, se as pessoas entendem ou não, isso já é outra história. Quanto à pergunta de Eduardo Silva se entendi bem, o que ele deseja saber é se em uma graduação é possível sair do esquema tradicional da resolução de problemas. Na minha opinião, no contexto atual de nossa educação, a resposta é não. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-22544075086870659422015-04-18T18:54:16.537-03:002015-04-18T18:54:16.537-03:00Agradeço muitíssimo!Agradeço muitíssimo!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13204222071149354186noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-71674769670897222982015-04-18T01:44:33.325-03:002015-04-18T01:44:33.325-03:00Rodrigo
A impressão que tenho é que sua avaliação...Rodrigo<br /><br />A impressão que tenho é que sua avaliação faz sentido. É como seguir carreira na polícia militar. Comumente se torna policial aquele que não encontra outras opções profissionais.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-51257472717922843742015-04-18T01:41:19.242-03:002015-04-18T01:41:19.242-03:00Eduardo
A palestra de Feynman é muito boa. Quanto...Eduardo<br /><br />A palestra de Feynman é muito boa. Quanto à pergunta que você faz, não tenho ideia de como responder. Creio que seja uma questão digna de pesquisa.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-9741057857697979332015-04-17T23:32:41.897-03:002015-04-17T23:32:41.897-03:00Prof. Adonai,
Insisto: o que faz uma pessoa sem ap...Prof. Adonai,<br />Insisto: o que faz uma pessoa sem aptidão para a área de exatas procurar um curso de matemática ou física?<br />A família da minha mãe é de origem muito pobre. Dois dos irmãos dela são professores de matemática na rede pública; são graduados na matéria, embora eu não perceba neles vocação pela matemática, embora dedicados à carreira. Na minha visão, optaram pelo curso como forma de obterem um emprego estável, a despeito das dificuldades da carreira de docente, pois isso representa muito para quem tinha pouco. Percebo que outros professores da rede pública também tem esse perfil: classe social baixa, graduados em faculdades ruins (geralmente particulares), sem muito jeito para o ensino de ciências.<br />A minha avaliação faz sentido?<br />Saudações a todos,<br />RodrigoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-64237818928354409952015-04-17T22:44:18.259-03:002015-04-17T22:44:18.259-03:00Só pra poluir um pouco a discussão (que está boa) ...Só pra poluir um pouco a discussão (que está boa) – e já que foi citado o grande Richard Feynman (que, na década de 1950, explicitou a nossa carência) – ele, Feynman, tem uma palestra onde diferencia a matemática “babilônica” da matemática “grega” – talvez algum historiador ache (ou tenha achado) alguma inconsistência no modo dele pensar – mas aqui está:<br /><br />https://www.youtube.com/watch?v=YaUlqXRPMmY<br /><br />Pergunta: é possível mudar (ou ampliar um pouco) o pensamento “babilônico” do <i>solving-problem worker</i> (engenheiro), mesmo em uma graduação científica?Eduardo Silvanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-89655748238705145682015-04-17T12:59:47.288-03:002015-04-17T12:59:47.288-03:00Anônimo
Frequentemente lembro deste livro de Feyn...Anônimo<br /><br />Frequentemente lembro deste livro de Feynman. Às vezes menciono, em sala de aula, o capítulo que você cita. Nos últimos anos tenho percebido que esse relato de Feynman tem perdido significado para os alunos. Nos anos 1990 eles ficavam assustados com o que Feynman descreveu sobre o Brasil. Hoje eles mal compreendem o significado desse relato. Está acontecendo uma transformação intelectual muito rápida, que sugere a gênese de uma geração morta por dentro. <br /><br />Não conheço The Voice Brasil. Mas entendo o que diz. E achei interessante o que você sugere sobre cursos como Engenharia de Petróleo e Gás e Engenharia de Produção. Faz lembrar a atual crise do cinema norte-americano, repleta de spin-offs, remakes, sequels, prequels e poucas ideias novas. Faz lembrar também a crise da indústria fonográfica, com músicas cada vez mais primárias fazendo sucesso e talentos reais sendo simplesmente ignorados. <br /><br />Ciência, educação e artes são fenômenos sociais que sempre caminharam com surpreendentes correlações. Não creio que qualquer avanço ou crise em um segmento cultural seja isolado de contextos maiores, apesar de vermos o distanciamento de pessoas para com suas comunidades. <br /><br />Isso tudo parece remeter à famosa frase de T. S. Elliot: "Assim termina o mundo. Não com uma explosão, mas com um suspiro."<br /><br />Vivemos em uma época singular.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-50063304644946801782015-04-17T08:49:46.743-03:002015-04-17T08:49:46.743-03:00Caro Professor Adonai. Visito regularmente seu Blo...Caro Professor Adonai. Visito regularmente seu Blog e, vez por outra, comento alguma coisa. Reputo seu blog como uma das iniciativas mais sérias que conheço nesse país de divulgação científica. Sobre os "alunos balilônicos": caro professor, embora a Internet tenha boa parcela de culpa pelo surgimento de uma Geração Wikipedia, ela não é a única culpada. Bem sabe o Sr. que isso, em nosso ensino é coisa antiga. Recentemente, re-li "Surely You're Joking Mr Feynmann", e há neste livro um capítulo sobre a passagem de Richard Feynmann no Brasil. Já nos anos 1950, ele se queixava deste tipo de "aluno babilônico", incapaz de generalizar, mas bom "casuística", ou seja, bom em raciocinar a partir de exemplos. Desconfio que isso seja herança de nosso bacharelismo ibérico. Agora, a Internet colocou um elemento novo á essa realidade: ela institucionalizou a dispersão. Creio que a melhor imagem que traduza a experiência cotidiana de um professor (seja ele de nível superior ou fundamental) é aquele programa lamentável de calouros "The Voice Brasil". Para capturar a atenção de "Jurados" que estão de costas, o candidato tem de fazer das tripas o coração para conseguir a atenção dos mesmos. O professor hoje, dentro de sala de aula, tem de fazer o mesmo: disputar a atenção com computadores, celulares, etc. Quanto ao comentário de Lucas Lima Santos, posso dizer o seguinte: baseado em observação puramente empírica, posso dizer que a criação de tais cursos não se explica a partir de fundamentos "epistemológicos", mas por razões puramente econômicas. Tomemos como exemplo a criação e expansão do curso "Engenharia de Petróleo e Gás". O que significa isso senão uma franquia (não encontro termo melhor) do curso de Engenharia Química? E Engenharia de Produção, senão uma forma de "mixar" (não encontro termo melhor) Engenharia e Administração, com vistas à conquista de um vasto e lucrativo mercado no Complexo Educacional Industrial? na minha humilde opinião, isso nada tem a ver com "fronteiras do conhecimento", mas com fronteiras econômicas a serem conquistadas. Business, resumindo. Em tempo, assisti o teaser. Estou à espera. Abs.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-72542161275553796182015-04-17T01:10:15.549-03:002015-04-17T01:10:15.549-03:00Lucas
Fico desconfiado com cursos como Engenharia...Lucas<br /><br />Fico desconfiado com cursos como Engenharia Física, Biomedicina e Matemática Industrial. O primeiro caso, por exemplo, mais parece uma iniciativa desesperada para justificar novas vagas para professores de física, uma vez que cursos de física estão entre os menos procurados no país. Um bom curso de física já deveria naturalmente oferecer estudos teóricos e práticos sobre novos materiais e demais tecnologias de ponta (como computação quântica).<br /><br />Com relação a outra pergunta sua, matemática aplicada é algo muito mais amplo do que física experimental. Isso porque matemática pode ser aplicada em tecnologia, artes, ciências humanas, ciências biológicas e até mesmo na própria matemática. <br /><br />Com relação a literatura que remeta às suas questões, ela está bastante espalhada. Mas um ótimo ponto de partida pode ser encontrado na reportagem abaixo.<br /><br />https://www.quantamagazine.org/20150312-mathematicians-chase-moonshines-shadow/<br /><br />Espero ter ajudado.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-78586922041874941262015-04-16T23:42:50.948-03:002015-04-16T23:42:50.948-03:00Caro Professor
Parabéns por mais uma postagem in...Caro Professor <br /><br />Parabéns por mais uma postagem instigante. O tema abordado é bem amplo, já que não só discute a necessidade de se repensar a maneira grosseira com que a Matemática nos é apresentada e introduzida, como também aborda a questão do tratamento dessa ciência no decorrer da História. Por isso gostaria de fazer alguns questionamentos acerca do segundo tema.<br />Pois bem, quando o senhor faz referencia aos antigos babilônios e seu uso da matemática com fins puramente pragmáticos, acredito que tal tratamento seja sob a ótica da matemática que ganhou características mais formais desde a formulação de "Os Elementos". Acontece que essa diferença entre tais visões me traz uma série de dúvidas sobre a natureza da Matemática como forma de pensamento. Procurarei ser o menos confuso possível ao fazer as perguntas e procurarei fazê-las de maneira que se torne possível evidenciar as causas das mesmas.<br />O texto apresentado coincidiu com algumas conversas que tive com amigos e colegas no colégio onde estudo, uma delas talvez sirva para elucidar a característica que sempre está presente na maioria dos problemas que não sou capaz de elucidar sozinho : a utilização de um determinado adjetivo ou expressão para definir algo. <br />A alguns dias conversava com um colega que faz uma das engenharias oferecidas pela instituição e ele me contava sobre um novo curso que será oferecido pelo colégio: Engenharia Física. Questionei sobre a natureza do curso e em que ele se distinguiria dos cursos de engenharia já existentes nas coordenações de graduação. Ele então me explicou que o curso seria uma espécie de "Física experimental" e que o termo "Engenharia Física" seria o utilizado pois a palavra "Engenharia" explicitaria a principal característica do mesmo : aplicação das teorias físicas conhecidas em tecnologia e estudos de experimentação das mesmas visando coleta de dados uteis em evidencias empíricas. Dentre outras perguntas feitas por mim uma delas tomou grande parte da conversa : "afinal , por que só agora concluíram que um curso dessa espécie deveria ser oferecido? " Foi-me então explicado que em geral as teorias físicas parecem apresentar problemas quanto a evidenciação empírica por limitações tecnológicas na época em que são formuladas. Por isso o curso visaria formar pessoas capacitadas e aptas ao árduo trabalho de estudar as teorias das últimas cinco décadas por meio de experimentos.<br />Mas afinal um curso tradicional de física não deveria também formar tais profissionais? Por que criar uma área da engenharia que desempenharia o mesmo papel da Física experimental contemporânea ? Também noto que os cursos de Matemática oferecidos pelas Universidades apresentam em seu currículo interessantes cursos de Física (alguns obrigatórios e outros optativos , como um curso de relatividade oferecido pela UFRJ , se não me engano), mas qual é a diferença entre tais cursos oferecidos pelas Coordenações de Matemática e uma graduação tradicional em física ? <br />Fica então evidente (ao menos para mim) que minhas dúvidas derivam de uma profunda ignorância acerca de definições, por isso gostaria de perguntar: Quais afinal são as diferenças entre Física Experimental e Matemática aplicada e o que difere a Física da Matemática de maneira geral , quando ambas parecem tão convergentes (é claro considerando minha visão totalmente baseada no pouco que conheço entre essas duas ciências)? <br />Acredito que esse assunto é longo e não poderá ser respondido de maneira ampla nos comentários, por isso gostaria de pedir que o Professor me indicasse algumas obras para que eu possa começar a ter um contato inicial com a literatura necessária para ao menos entender os desdobramentos de possíveis respostas a essas perguntas. <br /><br />Grato.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13204222071149354186noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-74015784990502548112015-04-16T00:50:02.780-03:002015-04-16T00:50:02.780-03:00Caio
A melhor dica que posso dar é uma só: procur...Caio<br /><br />A melhor dica que posso dar é uma só: procurar contato sistemático com bons profissionais da matemática, principalmente aqueles que exigem muito. É uma questão de "afinar o ouvido". De tanto insistir, um dia você sentirá que algo mudou dentro de si. Você nunca será um Isaac Newton. Mas o mesmo posso dizer a respeito de mim. Somos todos limitados.<br /><br />Com relação ao canal de vídeos, no link abaixo há o teaser.<br /><br />https://vimeo.com/adonaisantanna<br /><br />Acaba de sair do forno.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-34291731583059494962015-04-16T00:15:58.483-03:002015-04-16T00:15:58.483-03:00Caro Adonai, acompanho seu blog há alguns meses e ...Caro Adonai, acompanho seu blog há alguns meses e acho suas publicações excelentes. Sempre gostei de matemática, mas da maneira como você aborda o tema eu passei a amar e querer aprender cada vez mais as aplicações dela no nosso cotidiano. Mas eu acredito que eu me encaixo nesse perfil de aluno que você citou nessa publicação e gostaria de não me encaixar mais. Gostaria de pedir dicas de estudo e de livros pra eu melhorar esse meu pensamento matemático. Sucesso sempre. Aguardo avidamente pelo seu canal no youtube,<br /><br />CaioAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-69672811570569502402015-04-14T22:37:45.189-03:002015-04-14T22:37:45.189-03:00Caro Rodrigo, agradeço as suas ponderações. Não se...Caro Rodrigo, agradeço as suas ponderações. Não sei se tem a ver com a discussão, mas os dados que tenho é que a maioria dos ingressantes na carreira de diplomata não são de exatas: são, sim, de direito, relações internacionais, economia. Em provas cujo conteúdo é decoreba total, e expressão formal dessa decoreba, com penalização (pontuação negativa) para quem não acerta alguma questão.Youssef Cheremhttps://www.blogger.com/profile/01424799448452502902noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-58936471424233988372015-04-14T22:25:56.119-03:002015-04-14T22:25:56.119-03:00Youssef e Rodrigo
De fato, um dos venenos de noss...Youssef e Rodrigo<br /><br />De fato, um dos venenos de nossa sociedade é essa compartimentalização das ciências. Vejo com frequência artigos científicos sobre psicologia matemática, aplicações de equações diferenciais em ciências humanas e problemas sociais inspirando a criação de novas teorias matemáticas. No entanto, essas ideias quase sempre são ignoradas em nosso país. E, por conta disso, todos perdemos.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.com