Sobre o Administrador



Ver entrevista com o Administrador deste blog para a UFPR TV aqui.

Adonai Sant'Anna é Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É também Mestre em Física pela mesma instituição, sendo que sua área de pesquisa foi Mecânica Celeste e Astrofísica, sob a orientação do astrônomo Germano Bruno Afonso. Em sua dissertação de mestrado desenvolveu um estudo sobre os efeitos de marés oceânicas e terrestres sobre a órbita lunar, o que demandava um considerável aparato de métodos de física-matemática, envolvendo principalmente métodos numéricos para o problema de três corpos, teoria da elasticidade e teoria das perturbações. 


Em seguida recusou convite para fazer doutoramento em astrofísica nos Estados Unidos. Seu objetivo era se dedicar a questões ligadas aos fundamentos da física, uma paixão pessoal desde o ensino médio. Doutorou-se com distinção e louvor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), tendo como orientador o lógico Newton Carneiro Affonso da Costa, internacionalmente conhecido como um dos criadores das lógicas paraconsistentes, entre outras contribuições para os fundamentos da matemática e de teorias da física e da economia. Seu co-orientador foi o físico carioca Francisco Antonio Doria, conhecido por seus trabalhos sobre fundamentos da física, como a solução do problema de Hirsch e do problema das cópias de gauge. Em sua tese de doutorado, Sant’Anna trabalhou com teoria de categorias, incluindo uma aplicação do teorema do índice de Atiyah-Singer em teorias clássicas de campos, o que acabou rendendo artigos nos prestigiados periódicos Journal of Physics A: Mathematical and General e Journal of K-Theory


Em seguida realizou estágio de pós-doutoramento na Stanford University, Estados Unidos, tendo trabalhado em parceria com o filósofo norte-americano Patrick Suppes e o físico brasileiro José Acácio de Barros, na investigação do teorema de Bell em mecânica quântica e do efeito Casimir em eletrodinâmica quântica. Este último envolve questões ligadas à energia do estado de vácuo e fótons virtuais, no âmbito de teorias de segunda quantização. Suppes é um dos nomes mais importantes da filosofia da ciência do século 20, apesar de pouco conhecido no Brasil. E de Barros é atualmente professor da University of San Francisco.


Nos anos 2000 foi Visiting Scholar na University of South Carolina, Estados Unidos, onde desenvolveu um método de detecção de campo elétrico sem interação com carga-prova, em parceria com o filósofo brasileiro Otávio Augusto Santos Bueno, atualmente Professor Titular do Departamento de Filosofia da University of Miami


Publicou dois livros sobre lógica em nosso país, mais de três dezenas de artigos em periódicos especializados* nas áreas de matemática, física e filosofia da ciência em países como Brasil, Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Bulgária, Alemanha, Holanda e Bélgica, diversos artigos e notas de divulgação científica na Scientific American Brasil, e 170 resenhas críticas de artigos e livros em Mathematical Reviews (Estados Unidos) e Zentralblatt für Mathematik (Alemanha), que são os mais importantes periódicos de resenhas e classificação de áreas da matemática. Diversos artigos foram publicados a convite de editores tanto do Brasil quanto do exterior.


Trechos de algumas de suas resenhas têm sido usados por editoras internacionais como a Princeton University Press (Princeton), a Springer Verlag (Berlim) e a World Scientific (Cingapura) para fins de publicidade de livros. 


Alguns dos trabalhos originais e colaborações de Sant’Anna têm sido citados tanto por pesquisadores renomados quanto por iniciantes, como Max Jammer, Patrick Suppes, Alexander Gorban, Stefano Re Fiorentin, Marco Minozzo, S. TarziMichel Paty, Bernard Guy, Steve Lamoreaux, Steven French, Décio Krause, Newton da Costa, Francisco DoriaF. Michael Serry, Dirk Walliser, Jordan MaclayBruno W. Paleo, Federico H. Holik, Huang Zhi-Xun, Stefan Hahn, Ya. I. Grushka, Davide Fiscaletti, Giuseppe Lanzavecchia, Ismael Lucas de Paiva, Ricardo Lopes Coelho, entre outros. Há citações aos trabalhos de Sant’Anna em livros, artigos e sites da internet originalmente escritos em português, inglês, alemão, espanhol, russo, francês, chinês, ucraniano e persa. 


Também já traduziu para nosso idioma vários livros da Coleção Schaum e dois sobre análise multivariada, todos publicados pela Bookman. Atuou como consultor, resenhista, parecerista e revisor técnico para diversas editoras no Brasil e no exterior. Trabalhou como avaliador (referee) para revistas especializadas e de divulgação científica no Brasil e no exterior, como o Journal of Mathematical Physics, Canadian Journal of Physics, Foundations of Physics, Foundations of Physics Letters, Foundations of SciencePrincipia, Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática e Scientific American Brasil, entre outras. Da Scientific American Brasil, Sant’Anna foi revisor técnico das edições da série Gênios da Ciência sobre Isaac Newton, Leonardo Da Vinci, Richard Feynman, Galileu Galilei, Albert Einstein, Arquimedes, Johannes Kepler, René Descartes e Aristóteles, cujos originais foram publicados em italiano e francês.


Foi um dos principais responsáveis pela reativação e reestruturação da Sociedade Paranaense de Matemática (SPM), a mais antiga instituição do gênero em nosso país. A SPM teve foro e sede transferidos de Curitiba para Maringá, no Paraná, na virada do milênio, devido a um esforço conjunto envolvendo professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e de outras instituições de ensino superior do estado do Paraná. Da SPM Sant’Anna foi Diretor Cultural e Tesoureiro, quando ainda era aluno de graduação, e Secretário durante a primeira gestão da nova diretoria criada na UEM. Hoje é Editor Honorário do Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática.


Enquanto professor, Sant’Anna tem experiência nos ensinos fundamental, médio, superior e de pós-graduação. Lecionou em instituições privadas e públicas, tendo sido professor homenageado em turmas dos cursos de Física e de Matemática da Universidade Federal do Paraná, onde atualmente é Professor Associado. Sua experiência de ensino superior inclui disciplinas que englobam áreas como Análise Matemática, Lógica Formal, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Equações Diferenciais, Geometria Projetiva, Teorias de Conjuntos (formais e intuitivas) e Educação Matemática, tendo atuado em cursos de graduação como Física, Matemática, Estatística, Administração de Empresas, Economia, Filosofia, Química, Engenharia Química e Engenharia Industrial Madeireira. Também lecionou nos programas de pós-graduação em Física e Matemática da UFPR, tendo orientado duas dissertações de mestrado. Uma das dissertações resultou em artigo publicado na revista norte-americana Foundations of Physics.


Foi tutor de pós-doutoramento do matemático chinês Liangzhong Hu, que visitou a UFPR a convite de Sant’Anna. Hoje Hu é Professor Adjunto da UFPR, o que abriu uma nova área de pesquisa na instituição: álgebras não-comutativas em teorias de campos.


Na administração, Sant’Anna foi Vice-Coordenador do Curso de Matemática e Chefe do Departamento de Matemática da UFPR. Participou também de inúmeras comissões de sindicância e disciplinares, entre outras, tendo recebido menção honrosa da Pró-Reitoria de Planejamento da UFPR por sua colaboração na elaboração de modelo para distribuição de vagas docentes na universidade. 


Foi membro do corpo editorial dos periódicos Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática e Publicatio. 


Apesar de recentemente Sant’Anna ter sido convidado por editoras norte-americanas para publicar livros e artigos científicos, decidiu recusar as ofertas para poder se dedicar a novos projetos culturais e de extensão ainda em desenvolvimento. Dois desses projetos são relativos a cinema, através de roteiros de longas de ficção que Sant'Anna vendeu recentemente para o diretor de cinema José Padilha.
_________________________________
*Artigos publicados nos seguintes periódicos (classificados por área):

1) Física: Foundations of Physics, Foundations of Physics Letters, International Journal of Theoretical Physics, Journal of Physics A, Journal of Geometry and Physics, Brazilian Journal of Geophysics, Revista Brasileira de Ensino de Física.

2) Matemática: International Journal of Applied Mathematics, Journal of K-Theory, Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática.

3) Filosofia: Philosophia Naturalis, Synthese, Erkenntnis.

6 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar sobre o artigo publicado na Scientific. Alguns pontos abordados realmente são neuróticos no Brasil. Infelizmente a meritocracia no Brasil também pode "sair pela culatra".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia

      De fato, é perfeitamente possível que a meritocracia não possa ser implementada no Brasil. Mas manter as universidades públicas da maneira como estão é inadmissível. Agradeço pelo apoio e espero que divulgue o artigo entre eventuais interessados. Haverá novidades ainda este ano.

      Excluir
  2. Queria saber quais livros\artigos você escreveu que estão em português, e onde comprá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique

      A maioria de minhas publicações em português pode ser encontrada em eu Currículo Lattes, apesar de não ser atualizado há alguns anos. O endereço é

      http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4795806T1

      Excluir
  3. Me interessei principalmente pelos livros "O que é uma Definição" e "O que é um Axioma".
    Conhece algum livro bom para quem está iniciando o estudo de lógica ? Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique

      O melhor livro que existe para iniciar estudos em lógica matemática é Introduction to Mathematical Logic, de Elliot Mendelson. Procure preferencialmente a quarta edição.

      Excluir

Respostas a comentários dirigidos ao Administrador demoram usualmente até três dias.