tag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post991175909371611096..comments2024-01-27T11:58:22.864-03:00Comments on Matemática e Sociedade: Quem realmente merece educação?Adonaihttp://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comBlogger42125tag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-43493900022263005632013-03-21T01:55:09.427-03:002013-03-21T01:55:09.427-03:00Pois é, Jaguaraci
No Brasil existem muitos modelo...Pois é, Jaguaraci<br /><br />No Brasil existem muitos modelos aplicados por recomendações de consultores mas sem qualquer validação, principalmente em administração de empresas e até mesmo em educação. Por isso a segunda pergunta! A princípio sua proposta merece atenção. Sugiro que ponha o modelo em teste e, em caso de sucesso, que o publique em um bom periódico especializado. Espero que não interrompa o seu interessante trabalho.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-35735697442811345252013-03-20T22:33:27.519-03:002013-03-20T22:33:27.519-03:00Prof. Adonai, o artigo não foi publicado, apenas t...Prof. Adonai, o artigo não foi publicado, apenas tive uma idéia e resolvi compartilhar com pessoas interessadas em um formato apresentável. Por isso não fiz um teste com o modelo, mas é possível realizar um experimento utilizando uma metodologia de BPM para definir papéis, como coletar os dados, etc. Havendo interesse, eu terei o maior prazer em demonstrar isso. Sou especialista nesse tipo de trabalho com alguns anos de experiência. Jaguaraci Silvahttps://www.blogger.com/profile/13318267624987094699noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-90841721000855393272013-03-17T01:59:42.675-03:002013-03-17T01:59:42.675-03:00Jaguaraci
Gostei muito dos dois textos, mas princ...Jaguaraci<br /><br />Gostei muito dos dois textos, mas principalmente do segundo. Tenho as seguintes dúvidas:<br /><br />1) O artigo intitulado "Análise do perfil docente" foi publicado em algum veículo especializado? Qual e quando?<br /><br />2) Você procurou fazer algum teste de validação de seu modelo? Se não, você acha que isso é possível?<br /><br />3) Houve alguma repercussão deste trabalho?Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-52739162308597968082013-03-16T16:08:36.070-03:002013-03-16T16:08:36.070-03:00Prof. Adonai, sempre tenho uma satisfação enorme e...Prof. Adonai, sempre tenho uma satisfação enorme em ler seus artigos.<br /><br />Sobre o artigo da Scientific American, eu estive realizando diversas pesquisas:<br /><br />1) Problemas no ensino de computação http://jaguaracisilva.blogspot.com.br/2013/01/excelente-artigo-na-scientifc-american.html<br /><br />2) Análise do Perfil Docente: Uma Proposta para Acompanhar a Relação Docente-Componente Curricular http://jaguaracisilva.blogspot.com.br/2013/02/analise-do-perfil-docente.html<br /><br />Sds,<br /><br />Jaguaraci Silva<br /><br />Jaguaraci Silvahttps://www.blogger.com/profile/13318267624987094699noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-85794074018503817722013-02-25T21:49:59.993-03:002013-02-25T21:49:59.993-03:00Faz tempo que eu não apareço por aqui. Sempre lúci...Faz tempo que eu não apareço por aqui. Sempre lúcido em seus comentários. Eu e meus 4 irmãos crescemos no mesmo ambiente, e apenas eu virei professor e segui carreira acadêmica, em uma família sem tradição nisso, e hoje sou professor de uma grande universidade federal (ufrgs). Claro que a família foi bastante importante (acho que a influência que os livros e revistas que meu pai trazia pra casa foi maior em mim do que nos meus irmãos) e a escola pública em que estudei tinha uma biblioteca muito boa, mas não somos massinhas de modelar, a família, e principalmente a sociedade como um todo, tem que oferecer condições para que os jovens descubram do que gostam e no que são bons. Vejo muita gente escolhendo profissão preocupada apenas com realização financeira, o que acho um disperdício de talentos. Sobre a democratização, acho que a massificação é um mal necessário, a qualidade virá com o tempo. Um dos principais problemas do país é a falta de mão-de-obra qualificada. As universidades e institutos de educação tecnológica precisam ampliar as vagas para que os jovens tenham formação. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-29024254738209468632013-02-18T10:19:55.142-03:002013-02-18T10:19:55.142-03:00Olá Rigor.
Agradeço pelas suas colocações. O Adona...Olá Rigor.<br />Agradeço pelas suas colocações. O Adonai muitas vezes me alertou que me falta conceituação técnica e que minha fala é falha de clareza. Tudo que você expôs acima é - de certa forma - o que eu queria dizer. Mas como não sou estudiosa de administração ou sequer tenho estudos sérios ou pós em educação, acabo colocando de forma meio poética (natureza minha), certas ideias. Creio que a sua escrita deixou de forma mais clara e acadêmica meus pensamentos. Nada tenho a discordar ou opiniar sobre o texto acima! Por isso gosto tanto dest blog e da participação das pessoas. Ele me faz refletir, pensar, mudar, me questionar. Apesar da minha idade tenho poucas certezas na vida. Uma delas é de que sempre estarei aprendendo com as trocas das pessoas. Não acho que algum dia conseguirei me expressar como você ou Adonai. Esta minha veia poética me leva a ser mais solta (o que em alguns casos pode atrapalhar - garanto isso pois já senti na pele em algumas relações). Gosto de leveza, de paz. Mas sei que tenho que aprender a "guerrear" também. Tenho formado calos... quem sabe um dia a casca engrosse tanto que eu consiga então ser mais técnica no meu linguajar e consiga me fazer entender de forma direta. ;) Um abraço a todos! Susan Blumhttps://www.blogger.com/profile/10188276763052700300noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-42690641000243620742013-02-17T20:37:59.815-03:002013-02-17T20:37:59.815-03:00Muito bom seus argumentos, eles basicamente se sus...Muito bom seus argumentos, eles basicamente se sustentam na participação da família na formação de um indivíduo. Bem, eu sempre tive esse mesmo argumento e até hoje não mudei de ideia. Garanto que se não fosse a formação e estímulo que eu tive, não estaria onde estou.<br /><br />Porém, você deve levar em conta que família hoje não é muito comum no Brasil. Não falo pai, mãe e filho tudo certinho, falo de qualquer pessoa que crie e estimule uma criança, seja tio/avó/vizinho. A grande massa de crianças e adolescentes são "largardas", dificilmente alguém vai estimula-los intelectualmente ou talvez haja até desestímulo.<br /><br />Não adianta apenas admitir isso. Essa é a variável que você tem. Famílias não existem mais no Brasil. Ou se trabalha partindo desse pressuposto ou não se chega a lugar nenhum. Lembrando que educar adultos (no caso, os pais ou quem quer que crie a pessoa) é infinitamente mais difícil do que educar crianças.Laurahttps://www.blogger.com/profile/08736279743793129727noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-31233154063479932642013-02-17T17:39:21.367-03:002013-02-17T17:39:21.367-03:00Trecho de Susan Blum: "Sou a favor da objetiv...Trecho de Susan Blum: "Sou a favor da objetividade, do planejamento e de ter metas específicas com suas devidas estratégias." --- Vou discordar da colocação de SB: A) pelo que se sabe de administração, num planejamento são três os níveis de envolvimento: 1. estratégico, 2. operacional, 3. tático; a expressão objetividade implica atender os requisitos dos três níveis; nível estratégico é para clarear/especificar objetivos ambicionados/idealizados; nível operacional é para reunir sistemas de controle, fixar recursos e prazos para realizações, métodos de retroagir para correções e ajustes; nível tático sustenta o fronte, ocupa o ambiente de produção, atua no sentido de efetivar os estabelecidos e realizar os desfechos propostos. --- Susan: "PROVOCAR MUDANÇAS". --- Considero que valeria a pena "pensar propostas para mudanças" o que levaria a "pensar situações e condições para trabalhos" o que desembocaria no "pensar em dificuldades e entraves de várias naturezas". --- Susan: "... Mostrando como permitir que a curiosidade natural das crianças se manifeste e crie ..." --- Veja no que discordo: A) estaria em tempo de fazer uma distinção estratégica entre tempo de ensino e tempo de educação; B) durante 12 ano do Básico no ensino é tudo "preto no branco", "pão é pão queijo é queijo", levado por subjetividade zero; C) afirmo que educação envolve abordagem por psicologia e admissão da subjetividade que beira o infinito em classe de aula ao longo dum ano; D) daí a ideia de fazer da educação um sistema em paralelo ao do ensino; uma consequência seria de os pedagogos de educação (e não de ensino) orientarem as curiosidades das crianças - cada indivíduo seria abordado como caso particular; E) os pedagogos de educação se fariam pragmáticos de modo a acelerar ou facilitar os avanços cognitivos das crianças; isso bancado pelo sistema nas 12 séries do sistema de formação. Rigor Críticohttps://www.blogger.com/profile/08647875105218450704noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-82545098455795718622013-02-17T15:44:07.403-03:002013-02-17T15:44:07.403-03:00Professor Adonai e Susan,
Desculpem me, mas acho ...Professor Adonai e Susan,<br /><br />Desculpem me, mas acho que me expressei com pouca clareza - no primeiro parágrafo, eu realmente fiz o contraponto de qual seria o valor da Missão e dos Valores, mas no segundo, eu a deixei como o "sujeito oculto" de todo o parágrafo - Uma <i>missão <b>bem clara</b></i>, é o referencial que permite, a um grupo de pessoas com formações, origens e caráter distintos, se nortear em direção a um futuro, e as suas metas em comum.<br /><br />Portanto, eu realmente considero uma etapa muito importante, e que merece a maior atenção e cuidado, para se evitar armadilhas em sua concepção, que estas sejam claras e muito bem definidas, e que possam, desta maneira, constituir uma imagem ideal que alavanca a sociedade.<br /><br />Meu porém, foi (ou melhor, deveria ter sido) em direção à imagens mal concebidas, mais voltadas para a forma do que para o conteúdo, e por este motivos, frágeis e passíveis de inconsistências.<br /><br />É bom ter o feedback (retroalimentação) ágil da net, para poder melhorar nossa redação, sem precisar esperar por semanas, para saber o que consegui me comunicar, onde fui mais enfático, e onde me embaralhei para expor minhas idéias.<br /><br />Aliás, no caso, Susan - a parte da "Missão, Visão e Valores" foi um intróito, para abordar o tema que realmente tinha citado, e que me atraiu para responder - a disseminação ampla geral e irrestrita, de uma mensagem - o tal "Bombardeio midiático".Lívio Nakano M.D.https://www.blogger.com/profile/16506383882931132212noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-66612197123992819722013-02-17T13:29:14.336-03:002013-02-17T13:29:14.336-03:00Olá Livio. (Rigor, não vou responder para vc, pois...Olá Livio. (Rigor, não vou responder para vc, pois vi que as críticas que fez colocando minhas iniciais não se referem a nada que EU disse). Mas, Livio, concordo com vc (apesar de não ter entendido porque citou isso para mim, pois não mencionei em nenhum momento) que termos genéricos como "Missão" e "Visão" não adiantam nada. Sou a favor da objetividade, do planejamento e de ter metas específicas com suas devidas estratégias. Acredito que é isso que se busca aqui no blog. Discussões frutíferas para montar planos e estratégias. Afinal, se ficarmos apenas repetindo os problemas (que muitos estão fartos de conhecer) e nada SUGERIR (seja baseado em reflexão intelectual, seja em experiências pessoais, seja em trocas de ideias) ficamos no vazio que combatemos. Sei que a sociedade tem pessoas distintas com histórias distintas. Mas imagino que estamos falando da educação no geral. E que todos da sociedade podem (e devem) se envolver. Por isso a sugestão do "bombardeio midiático" enquanto eu não tiver (ou outras pessoas aqui) outras ideias. Mas isso sem termos vagos e com uma campanha inteligente que traga EMPATIA! Eu não diria que os prazos são necessários, mesmo porque cada um tem seu tempo de assimilação. Mas objetivos específicos devem ter sim. Em vez de "responsabilidade de todos", fazer campanhas como o respeito (por exemplo), esta propaganda criou empatia pois todos já fomos desrespeitados alguma vez. Não só propagandas mas também uma exposição sistemática de bons exemplos da sociedade, de pessoas que agem com ética. Enfim, são só ideias que creio que podem e devem ser debatidas até chegarmos a algumas possibilidades reais de mudança! Apesar das personalidades díspares daqui dos comentaristas do blog, este é o ponto em comum: MELHORAR - PROVOCAR MUDANÇAS! Susan Blumhttps://www.blogger.com/profile/10188276763052700300noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-76360102409777466732013-02-17T13:07:29.404-03:002013-02-17T13:07:29.404-03:00Lívio
Precisamos sim de uma imagem ideal como ref...Lívio<br /><br />Precisamos sim de uma imagem ideal como referência. São imagens ideais que alavancam sociedades. Isso porque tal idealismo pode ter consistência. Se buscarmos por um cenário sujeito a falhas, no momento em que ele for conquistado o discurso sobre mudanças deverá mudar. E isso gera inconsistência, faz perder credibilidade.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-64144792003962613272013-02-17T12:54:27.316-03:002013-02-17T12:54:27.316-03:00Lívio
Existem grêmios estudantis bastante atuante...Lívio<br /><br />Existem grêmios estudantis bastante atuantes. Mas geralmente o impacto de suas ações é pequeno. Sempre há a necessidade de apoio do contorno social, algo muito difícil de ser conseguido.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-86536729447959517732013-02-17T09:30:24.435-03:002013-02-17T09:30:24.435-03:00CS: "Internet... esses pais não sabem nem lig...CS: "Internet... esses pais não sabem nem ligar o computador, alunos também. A mãe sai de manhã para trabalhar... crianças ficam na rua..." --- Pensa bem, meu! O ensino é para a elite, é para elitizar, para alavancar cognitivamente os indivíduos (independente de classe social) que se mostram mais habilidosos, aptos, capazes, espertos, fuçadores, curiosos, estudiosos, pensadores, aplicados, pesquisadores, leitores, colaboradores. Percebeu CS? Há mil "entradas" para as elites no ensino. --- Está obrigatório que no sistema de formação nacional seja feita a distinção entre ensino e educação: ensino como está e, educação a ser criada com novo quadro de profissionais pedagogos. Anota aí CS: ensino para conhecimento teórico e educação para desenvolvimento pragmático; dois quadros independentes de profissionais. Com isso o Brasil poderá entender como que funciona o ensino de EUA e Alemanha (nada a ver com asiáticos).Rigor Críticohttps://www.blogger.com/profile/08647875105218450704noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-43123733120985430862013-02-17T09:17:33.175-03:002013-02-17T09:17:33.175-03:00SB: "saúde, educação, segurança e justiça. Um...SB: "saúde, educação, segurança e justiça. Um não funciona sem os demais." --- Que é isso meu? Sai dessa rapidinho! Saúde depende de profissionais, recursos e instalações. Segurança depende de coordenação das forças contra crimes: PM, PC, PF, MP, FAs. Justiça depende dos profissionais e seus procedimentos agilizados. O que não está bem é ensino + educação: ensino dissemina conhecimentos teóricos e educação desenvolve espíritos pragmáticos. Está errado confundir ensino com educação, os raciocínios são todos errados. --- SB: "desumano ganharmos 1500 reais para dar 33 aulas e muitos". Então mudar de trabalho! O empregador Estado não consegue remunerar melhor porque não consegue, e fim de papo! O indivíduo insatisfeito numa atividade que vá para outra, trabalhar no comércio, na indústria, que se torne autônomo. É assim que a maioria dos brasileiros procede! O Brasil é país de segunda linha, segundo tempo, remediado; o Estado está pelas caronas, mal das pernas! Nos rankings de mundo o Brasil se faz “rabeirão”.Rigor Críticohttps://www.blogger.com/profile/08647875105218450704noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-7276032829033011062013-02-17T07:41:11.982-03:002013-02-17T07:41:11.982-03:00Cibele,
1- A queda da qualidade das escolas públic...Cibele,<br />1- A queda da qualidade das escolas públicas, tem um milhão de causas: desde o fato da decadência da carreira docente, ao fato da necessidade de ampliação irrestrita e desestruturada das escolas, focada mais na construção física, do que no preparo dos processos e da interação dos alunos e professores, até a explosão urbana (que coincide com a data proposta) que inchou a população das cidades, e por consequência, obrigou a dar conta do ingresso de milhares de alunos, sem que houvesse preparo ou planejamento.<br />2- O professor Adonai trouxe hoje, um artigo que considero indispensável, não só para o nível universitário, mas também para o ensino médio, e até o fundamental, que é o estímulo para que os alunos se reunam, se organizem, se preparem para defender os seus interesses e direitos, como coletividade mesmo. Não sou tão velho assim, mas a impressão que sempre tive, é que nunca tivemos grêmios estudantis atuantes no nosso país.Lívio Nakano M.D.https://www.blogger.com/profile/16506383882931132212noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-14499980314807488382013-02-17T07:33:57.916-03:002013-02-17T07:33:57.916-03:00Susan,
Hoje em dia, é muito comum, as empresas ter...Susan,<br />Hoje em dia, é muito comum, as empresas terem em placas bonitas, e banners, a tal da "Missão" e "Visão". Oras, que raios de utilidade tem isso ?<br />Do ponto de vista de se reunir pessoas distintas, com realidades e formações diferentes, e com objetivos diversos, é simplesmente um lembrete, algo como uma camisa colorida ou uma bandeira, que coloca o que deveriam ser os objetivos em comum, de todos os envolvidos. Em outras palavras, é uma faísca que permita que um grupo tenha metas em comum.<br />Com isto em mente, é possível ter esse "bombardeio midiático" com algum resultado prático. <br />Por quê, simplesmente reverberar termos vagos, sem especificidade, sem prazos ou responsabilidades, é frustrantemente infrutífero. <br />Propagandas contra o mosquito da Dengue em geral, são assim: Educa-se sobre o ciclo do mosquito, e como é ruim deixar água parada. Mas quando se fala em "responsabilidade de todos", aí o caldo entorna, pois "todos" é pronome indefinido! <br /><br />Cibele,<br />É a mais pura verdade. <br />Parece que é muito fácil aprender a jogar a culpa no colo dos outros, ao invés de realmente tentar encontrar as coisas que poderia fazer para fazer a diferença.<br />Reconheço que é mesmo desestimulante, ter como único recurso para interagir com muitas famílias, uma convocação para uma reunião, que, tão frequentemente é ignorada, e quando se consegue o comparecimento, muitas vezes simplesmente é um,ou dois monólogos por longos minutos.<br /><br />Felipe,<br />Esta frase, eu destaquei do texto do Adonai.<br />O segredinho dela, é o trecho: "não há milagres que possam ser operados por professores" - por que mostra que o desfecho desejado, não é o sucesso de pontos fora da curva, de alunos excepcionais, mas sim, uma elevação educacional de todos os alunos medianos.<br />Aliás, esta coisa de se idolatrar os gênios, os superdotados, quase sempre deixa para trás, a meta de se educar a maior parte da classe (que lembra muito propaganda de cursinho - sempre se destacam os alunos com mais resultado, e ninguém menciona o número total de alunos que foram expostos às mesmas aulas, para ter uma idéia mais precisa da qualidade da educação que eles supostamente teriam).<br /><br />RC,<br />Tem aquela tirinha clássica, que mostra como a relação dos pais mudou em poucos anos.<br />http://3.bp.blogspot.com/_v9K1WlYSXJI/Si8Gpx8C-LI/AAAAAAAAAWI/7XQ_UBHgA-0/s1600/Professora%2Be%2Ba%2Bfam%C3%ADlia.JPG<br /><br />Ficar esperando bovinamente, alguma mudança radical que dependa de governo, é quase um Sebastianismo disfarçado - esperar o messias, o cara genial, que um dia, vai botar ordem na casa.<br /><br />Se, quando você foca na escola como problema, você se refere ao fato dela estar estruturalmente, oferecendo conteúdo vomitado, se limitando especialmente a administrar determinadas matérias em determinados prazos, em volta de aulas expositivas, com espaço mínimo para a interação e a ação do aluno, e reforçando "alunos papagaios", que sejam capazes de replicar o que é escrito na lousa, mas sem o menor pensamento independente, eu concordo!<br /><br />Agora, se você espera, que só mudanças estruturais "ideais" neste modelo escolar, em relação ao corpo docente e discente, e até na sociedade em que vivemos, aí, essa imagem ideal, esse perfeccionismo vai necessariamente resultar em inação.<br />Lívio Nakano M.D.https://www.blogger.com/profile/16506383882931132212noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-84538541860296598542013-02-16T23:40:35.395-03:002013-02-16T23:40:35.395-03:00Lívio,
...Sem uma unidade familiar fortemente co...Lívio, <br /><br />...Sem uma unidade familiar fortemente comprometida com ciência, tecnologia e cultura, não há milagres que possam ser operados por professores...<br /><br />Você desconsidera a sociedade em torno do aluno, ele não se limita a aprender somente o que a família conhece. O comprometimento com a educação é também devido ao meio social do mesmo. Se isso que você disse está certo como você me explicaria histórias como a de Joaquim Barbosa, atual presidente do STF, muito comentado nos últimos meses. FELIPEhttps://www.blogger.com/profile/12665405197725621048noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-26847755921899588862013-02-16T23:36:17.813-03:002013-02-16T23:36:17.813-03:00Rigor crítico e Hugo vou tentar colocar a minha re...Rigor crítico e Hugo vou tentar colocar a minha realidade: Internet não existe, esses pais não sabem nem ligar o computador, alunos também. A mãe sai de manhã para trabalhar e volta no fim da tarde, as crianças ficam na rua quando não estão na escola, com a vizinha, tia, parente e etc..., ou seja, o mundo dos estudantes não tem nada a ver com o que esse pedagogos demagogos tentam impor. <br />Na cidade onde dou aula, o ensino noturno é constituído por alunos que em sua maioria usam ou traficam drogas, a minha pergunta é: Como estimular esses aluno de que eles devem estudar, sendo que se traficarem vão ganhar muito mais do que qualquer um com faculdade? Essa é a realidade não só a minha, como a de muitas escolas pelas periferias e cidades do estado, aliás, do país. No ensino fundamental o pai é presente, preocupado, pelo menos em sua maioria, a quinta série/sexto anos e sexta série/ sétimo ano são pais presentes e a minha pergunta é: Aonde se perde os valores dados até essa idade? Na escola? Na família? Ou no vício, no trafico? É muito complicado. O que o Hugo falou, eu concordo, é desumano ganharmos 1500 reais para dar 33 aulas e muitos, a maioria, dos professores trabalham em até 5 escolas diferentes, eu mesma trabalhava em 3, fora as particulares. Que tempo esse professor tem para estudar, para se dedicar? Só que estamos nessa situação por nossa culpa, pois deveríamos ter instigado o aluno a exigir uma educação de qualidade e consequentemente um salário decente para seu professor desde as Diretas já, mas nunca fizemos isso, só brigamos por NOSSO salário. Bom isso eu já havia dito no comentário abaixo e não vou repetir, mas que temos culpa também, temos sim, além de....claro! Quer a solução? Politizar aluno, desenvolvendo o senso crítico, a auto estima. E quem tem que fazer isso? Vão esperar o Governo? os pais? Não né! Nós, professores!Cibele Sidneyhttps://www.blogger.com/profile/01571665034377088032noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-39360615391207453912013-02-16T23:12:22.886-03:002013-02-16T23:12:22.886-03:00Concordo e repito: Cada um tem que assumir a sua (...Concordo e repito: Cada um tem que assumir a sua (professores) responsabilidade ao invés de esperar que o outro (governo, família) o faça. É simples! E professor tem que parar de "mimimi" e entender que estamos em outra era e se adequar a ela. Ponto!Cibele Sidneyhttps://www.blogger.com/profile/01571665034377088032noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-65400181694673702562013-02-16T23:08:16.828-03:002013-02-16T23:08:16.828-03:00Complementando a fala da Susan, como professora de...Complementando a fala da Susan, como professora de ensino médio e fundamental, o que eu vejo é falta de vontade dos professores devido a fatores políticos e etc..., colocam a culpa na sociedade, no governo, nos pais, mas não assumem a própria culpa e não se atualizaram de que aquela educação autoritária e aquele aluno que diz "amém" a tudo não existe mais. professores são saudosistas (me refiro aos mais velhos, que são a maioria visto a falta de incentivo nos cursos de licenciatura). Os próprios professores desestimulam o aluno, infelizmente e desestimulam os novos professores, que já são poucos, também. Não podemos ficar jogando a responsabilidade nesse ou naquele, temos que assumir a nossa responsabilidade. Se aluno tem pais desajustados e que não incentivam, vamos fazer o possível para incentivá-los. Estou errada? Cibele Sidneyhttps://www.blogger.com/profile/01571665034377088032noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-26550246837833060292013-02-16T23:31:47.242-02:002013-02-16T23:31:47.242-02:00R.C. Concordo com vc e já expus isso lá no face. C...R.C. Concordo com vc e já expus isso lá no face. Creio que muitos alunos conseguem ter foco e discernimento para estudar por conta. Claro que ter mediadores facilita. Assim, as aulas em vídeo ou livros free na internet podem ajudar ao aluno que quer se debruçar mais em determinados assuntos (de acordo com seus interesses). Também concordo que muitos pais são bem mais infantis que alguns filhos! Por fim, creio que o que o Adonai sempre falou é um dos principais pontos: "Os quatro pilares da sociedade devem dar mútuo apoio e oferecer mútua crítica: saúde, educação, segurança e justiça. Um não funciona sem os demais. " E, sinceramente, acredito nesta possibilidade! SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E JUSTIÇA caminhando juntas!Susan Blumhttps://www.blogger.com/profile/10188276763052700300noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-22267466521255204182013-02-16T23:16:33.751-02:002013-02-16T23:16:33.751-02:00Olá pessoal. Lembro que na época que fazia a facul...Olá pessoal. Lembro que na época que fazia a faculdade de psicologia e trabalhei com ludoterapia, tinhamos o hábito (entre colegas) de brincar que deveria ser obrigatório um teste psicológico para os casais que quisessem ser pais. Tamanha a quantia de crianças problemáticas por causa de pais mais que problemáticos. Tirando a piada, continuo vendo como única saída, não o controle de casa em casa ou criar escola para os pais, (não, claro que não) mas.. como coloquei acima: propagandas massivas! Campanhas massivas de conscientização! Mostrar exemplos de adolescentes que foram crianças problemáticas e que se encontraram em alguma área que lhes desse prazer. Acredito nisso. E não consigo (no momento) ver outra saída. Documentários, entrevistas, médicos, psicólogos, educadores, falando na TV, internet, jornais, revistas, na literatura, músicas, filmes, desenhos, etc... Mostrando como permitir que a curiosidade natural das crianças se manifeste e crie .. De exemplos sobre isso, na internet, temos muitos. O caso da moça que trabalhou no Vale do Silício é apenas UM exemplo. Susan Blumhttps://www.blogger.com/profile/10188276763052700300noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-22060786574590065212013-02-16T23:06:19.903-02:002013-02-16T23:06:19.903-02:00Livio, CLARO que parte da responsabilidade está na...Livio, CLARO que parte da responsabilidade está na família. É uma questão de SOCIEDADE. TODOS devem se comprometer a melhorar o ensino e a educação. Sejam pasi, professores e nós como sociedade. Como? Além de exemplos próprios ... Com campanhas de conscientização. NÃO vejo novelas, mas creio que todo e qualquer meio deve ser usado (propagandas, campanhas, novelas, músicas, literatura, etc) para conscientizar das possíveis mudanças. Gostaria de deixar claro que NÃO sou formada em educação, e nem fiz mestrado na área. Mas é justamente na troca de ideias que podemos promover reflexão. Por isso acesso e permaneço neste blog. Para mim é um ponto de encontro importante para discussões respeitosas. Um abraço a todos. Susan Blumhttps://www.blogger.com/profile/10188276763052700300noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-55070313403354839252013-02-16T23:00:16.579-02:002013-02-16T23:00:16.579-02:00R.C. Tenho que discordar. Meu pai era um militar q...R.C. Tenho que discordar. Meu pai era um militar que soube incentivar a poesia em mim. Assim, quando vc diz que é "Impossível já que não há orientação/instrução de "incentivar criatividade" no lar. " eu tenho que discordar. A criatividade pode sim ser incentivada, na minha opinião, sem ser uma pessoa "técnica ou acadêmica no assunto" visto que a criatividade no meu entender é a capacidade de criar coisas novas ou ver de forma diferente. Ter um espírito inventivo. Meu pai criava histórias, meu avô criava histórias, minha irmã criava histórias. Isso é só UM exemplo do que os pais e sociedade podem fazer. Já nas escolas, os professores podem sim ensinar de forma criativa, colocando ideias diferentes, apresentando pontos de vista outros que fogem do comum e corrente, além de ajudar a criança a explorar a natural curiosidade. Vide caso do australiano que compõe músicas sem ter tido aula (seja de música seja de criatividade.) Ainda sou da ideia do: "não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez". Mas de resto concordo com você e, justamente por isso, estou ao lado de Adonai nesta discussão há anos: o ensino nas escolas está errado sim. Susan Blumhttps://www.blogger.com/profile/10188276763052700300noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-77663420243459960362013-02-16T22:36:47.672-02:002013-02-16T22:36:47.672-02:00Quanto a progressão continuada tenho minhas ressal...Quanto a progressão continuada tenho minhas ressalvas, mas vou contar uma experiência que tive o ano passado em uma das escolas que eu dava aula: Naquela escola simplesmente os alunos não tinham conhecimento da aprovação automática e os que sabiam, tinham dúvidas, tal era a postura do diretor e dos professores. Haviam cobranças, tanto de professores como de alunos, por parte do gestor, eu mesmo já "bati de frente" duas vezes com o gestor, pois era muito "certinho" e "radical", mas isso em nenhum momento diminuiu a admiração que eu tinha por ele como gestor, tanto que nunca deixamos de sermos amigos. Dessa experiência eu tirei a conclusão que gestores e professores é que fazem a escola, pois ele, pelo que me contaram inclusive os próprios alunos, fez daquela escola a melhor da cidade. Uma escola que não possuía muros, nem regras e inclusive havia problemas sérios de drogas, dentro e fora da escola. Concordo com o professor Adonai, inclusive na ultima parte, quando cita as greves. Para que professor fez greve? para melhorar qualidade de ensino? Não, nunca, professor só lutou pelo seu salário, nunca fez greve pelo aluno, na realidade, nunca se preocupou com aluno. Sinto muito aqueles que não são assim, pois toda regra há exceção, mas a realidade é essa. Se o professor quiser aumento de salário que levante a moral do aluno, ensine o aluno a batalhar pela melhoria do seu ensino e, mais ainda, ensine, para que aproveite essas cotas e bolsas dignamente, incentive o aluno a estudar. Infelizmente não é o que eu vejo, o professor se justifica com um salário baixo e por isso não se estimula e também não estimula. Poderiam ter feito a coisa de outra forma ao invés de greves e mais greves. Claro que existe uma falta de incentivo governamental, familiar, não posso excluir isso mas, poderiam ter agido diferente desde o começo e as coisas já teriam mudado e quando me refiro a começo, me refiro desde a queda da ditadura, pois para quem não sabe, antigamente as escolas públicas que eram boas. O que será que aconteceu por ter invertido a situação? Será que a culpa é só do governo?Cibele Sidneyhttps://www.blogger.com/profile/01571665034377088032noreply@blogger.com