tag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post6761470036623978722..comments2024-01-27T11:58:22.864-03:00Comments on Matemática e Sociedade: Breve Síntese da Mente CriminosaAdonaihttp://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-43903349727047780272016-02-13T17:39:46.251-02:002016-02-13T17:39:46.251-02:00"A resposta do chinês foi muito curiosa: '..."A resposta do chinês foi muito curiosa: 'Cinema é um bom produto.' A conversa encerrou."<br />Ele deve ter pensado que o senhor vendia DVDs piratas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-87446999102315472382016-02-13T16:31:21.369-02:002016-02-13T16:31:21.369-02:00Então vai me dizer que nunca baixou aquele PDF pir...Então vai me dizer que nunca baixou aquele PDF pirata de um livro de Matemática\Física ? Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-20673158057446088782013-01-20T04:39:47.467-02:002013-01-20T04:39:47.467-02:00Justamente por isso que eu havia colocado "de...Justamente por isso que eu havia colocado "define praticamente toda a moral". Ainda não consigo ser tão otimista. Mas o tempo sempre responde a questões dessa natureza. Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-22429287434814780652013-01-20T02:50:54.331-02:002013-01-20T02:50:54.331-02:00Já melhorou. :-)
De "definir" para "...Já melhorou. :-)<br />De "definir" para "exercer forte influência" é um salto psicológico grande, por mais que possam se mostrar descrições quase equivalentes.<br /><br />Não é um pensamento agradável, mas em parte concordo com ele. No entanto também vejo espaço para otimismo.<br /><br />Afinal, considerando a trajetória da moral na nossa espécie desde tempos pré-históricos, podemos supor que a moral que consegue se manter prevalente é a que aumenta as chances de sobrevivência do grupo. Ou seja, inicialmente ela é moldada por fatores estritamente práticos. Nos dias de hoje, fatores práticos são, em sua maioria, essencialmente econômicos, concordando com sua crença.<br /><br />Mas essa talvez não seja toda a história. Me parece bem possível que nosso contínuo avanço tecnológico nos coloque em posição de ir além das necessidades práticas. Primeiro ferramentas, depois a agricultura, nos permitiram dedicar cada mais recursos para atividades não diretamente ligadas à sobrevivência. Luxos como arte, escrita e ciência tornaram-se possíveis, e também alguns outros, como o de cuidar dos incapazes - que seriam abandonados em tempos de menor riqueza.<br /><br />E quem sabe não sejam migalhas apenas, quem sabe fatores não econômicos não estejam condenados a serem marginais? Talvez a democracia possa abrir um caminho para uma moral não econômica. Posso estar enganado, mas acredito que uma democracia funcional, com abundância de recursos, naturalmente tende a uma sociedade igualitária socialista (no sentido escandinavo), onde os fatores econômicos deixam de ter força para moldar a moralidade.<br /><br />E vale a pena observar: condição para uma democracia funcional, naturalmente é uma população não ignorante.<br /><br />P.S. O calcanhar de Aquiles do penúltimo parágrafo naturalmente seria a necessidade de abundância de recursos para se livrar da influência econômica. Uma saída é pensar globalmente, afinal o planeta oferece recursos o bastante (se bem administrados) e avanços tecnológicos tendem a melhorar o cenário.Stafusahttps://www.blogger.com/profile/11265047311829419153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-61743027869962536382013-01-19T23:52:24.618-02:002013-01-19T23:52:24.618-02:00Stafusa
Admito que é uma tese difícil de defender...Stafusa<br /><br />Admito que é uma tese difícil de defender e posso estar radicalmente errado. Mas a impressão que tenho é exatamente esta que você coloca. Lembre que poucas décadas atrás a eugenia era apoiada como ciência e também do ponto de vista político. Do ponto de vista moral, era aceitável entre muitas camadas sociais a repulsa a certas etnias. Acredito que fatores econômicos exercem forte influência sobre princípios ditos morais.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-59176961390400732472013-01-19T11:47:03.391-02:002013-01-19T11:47:03.391-02:00Adonai, ou não entendi sua resposta, ou ela é choc...Adonai, ou não entendi sua resposta, ou ela é chocante. Economia define moral? Então estupro é ruim por causa dos custos médicos? Genocídio que dê lucro é correto?Stafusahttps://www.blogger.com/profile/11265047311829419153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-72921313645445563662013-01-19T02:23:52.665-02:002013-01-19T02:23:52.665-02:00Gilson
O ponto importante é aquilo que você chamo...Gilson<br /><br />O ponto importante é aquilo que você chamou de "economicamente desinteressante". É isso que rege as leis e é este conceito que define praticamente toda a moral.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-40866493691170787432013-01-18T22:05:07.956-02:002013-01-18T22:05:07.956-02:00Caro Adonai,
um problema aqui, entre outros, está...Caro Adonai,<br /><br />um problema aqui, entre outros, está na distância, aparentemente intransponível, entre a lei estabelecida pelo direto e a moral, esta última no sentido etimológico do termo (costumes), colimados pelo modo como a sociedade se organiza ao longo de sua história. Numa sociedade em que nem todo o produto do trabalho humano não fosse mercadoria, certamente não teríamos necessidade de um direito que garantisse a propriedade, seja lá do que for, embora isso não excluísse necessariamente o reconhecimento da criatividade e do trabalho. Naturalmente, a moral se impõe ao indivíduo de modo coercitivo por suas relações educativas, que podem ser mais rígidas ou menos rígidas. Lembrando que a moral é anterior ao direito. Assim, em uma sociedade em que cada indivíduo assimilasse completamente certo padrão de moralidade, p.ex., o costume de não tomar como produto de seu trabalho o que de fato não o é, não haveria necessidade de um direito. Em todo caso, o problema recai sobre a educação, num sentido mais amplo do termo, além de outras questões mais filosóficas, como o livre-arbítrio e a ideologia. Há quem defenda seriamente que todo produto da cultura, seja científico, tecnológico ou artístico, deva ser socializado como um produto da raça humana. Vale notar que possuir um escravo entre gregos e romanos, não era apenas legal (direito), mas também moralmente aceitável. É interessante notar aqui, que embora esse direito ainda fosse vigente em algumas sociedades ocidentais no final do século XIX, passou a ser considerado imoral por alguns setores da sociedade, além de economicamente desinteressante. De qualquer forma, qualquer tema que envolva questões fundamentais (filosóficas) de direito, moral e educação são bastante movediços.<br /><br />Um abraço,<br />Gilson Maicá.FILOGMAICAhttps://www.blogger.com/profile/16121044577623271252noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-65077353218582423052013-01-18T04:52:11.639-02:002013-01-18T04:52:11.639-02:00Grato pelo apoio, Sergio.Grato pelo apoio, Sergio.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-78776985984660054822013-01-17T23:54:37.166-02:002013-01-17T23:54:37.166-02:00Elegantemente ótimo esse escrito...Elegantemente ótimo esse escrito...Sergio Souza Novakhttps://www.blogger.com/profile/09504294234533566842noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-23998473370246333112013-01-17T16:35:46.145-02:002013-01-17T16:35:46.145-02:00Stafusa
Aparentemente temos uma noção diferente d...Stafusa<br /><br />Aparentemente temos uma noção diferente de empatia e responsabilidade social. Daí a necessidade da discussão. No entanto, você marcou um ponto extremamente importante na discussão, ao mencionar sobre o caso de cópias de livros, artigos ou de trechos dos mesmos. O duro é que muita gente flexibiliza isso para um desrespeito quase absoluto à propriedade intelectual em todas as suas formas.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-36357378565893198892013-01-17T14:27:46.214-02:002013-01-17T14:27:46.214-02:00"Se um cidadão leva em consideração sua respo..."Se um cidadão leva em consideração sua responsabilidade social, jamais praticará o crime da pirataria." Essa afirmação é falsa.<br /><br />Nela se está implicitamente assumindo que as leis codificam perfeitamente um comportamento socialmente responsável, o que obviamente não ocorre. Não apenas é perfeitamente possível demonstrar falta de empatia social agindo dentro da lei, como também as leis, especialmente as dos direitos autorais, por vezes levam a situações que agridem o senso de empatia.<br /><br />De acordo com a lei brasileira atual um aluno pode fazer cópias de (trechos de) livros de que precise. Tenho muitas cópias que, segundo as leis da época da minha graduação, eram piratas. Um ato do Congresso subitamente mudou meu grau de empatia? Se eu, no século XVIII, ajudasse um escravo a fugir, seria essa uma demonstração de profunda falta de empatia, dada a gravidade do crime na época?Stafusahttps://www.blogger.com/profile/11265047311829419153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-8351871030260813502013-01-16T21:08:08.675-02:002013-01-16T21:08:08.675-02:00Mais um novo "filão" bastante lucrativo....Mais um novo "filão" bastante lucrativo.Jaques Frickhttps://www.blogger.com/profile/03730212110220082028noreply@blogger.com