tag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post2158352014966100924..comments2024-01-27T11:58:22.864-03:00Comments on Matemática e Sociedade: Como Nossa Educação Contribui para o Crime OrganizadoAdonaihttp://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comBlogger70125tag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-2627531770793783212013-04-26T20:31:25.502-03:002013-04-26T20:31:25.502-03:00Só eu que tenho a impressão de que Rigor Crítico e...Só eu que tenho a impressão de que Rigor Crítico está usando propositalmente um vocabulário preciosista?Sergio Souza Novakhttps://www.blogger.com/profile/09504294234533566842noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-4931082181797614252013-04-16T13:42:54.226-03:002013-04-16T13:42:54.226-03:00Paulo Henrique. Não precisa ter medo do artigo. Ba...Paulo Henrique. Não precisa ter medo do artigo. Basta ter ética e fazer como ensinei em sala: CITAR as fontes de todo material que está dando embasamento para as pesquisas e ideias DE vocês. Fico contente que tenham lido esta postagem, além do artigo que dei em sala sobre plágio e o que escrevi no meu blog sobre o mesmo assunto! Precisamos de seriedade acadêmica! Lembrem dos casos com Moacyr Scliar e "As aventuras de Pi", além de outros.Susan Blumhttps://www.blogger.com/profile/10188276763052700300noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-45864561027965712232013-04-15T14:03:30.539-03:002013-04-15T14:03:30.539-03:00Caraca Susan to com medo do Artigo já! hahahahaCaraca Susan to com medo do Artigo já! hahahahaAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05778698043117686177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-41951436336755824232013-02-13T09:45:16.693-02:002013-02-13T09:45:16.693-02:00Só para constar. O artigo na minha revista SAB/Fev...Só para constar. O artigo na minha revista SAB/Fev 2013 está "cheio de bolas": cada "bola" dá destaque para uma colocação importante, uma ideia novidadeira, um senso comum diferentemente abordado; deve haver limite para as tais de "bolas" pois no caso de muitas "bolas" surge a inutilidade já que salientar "tudo" é o mesmo que "nada" salientar". --- SAB: "O Brasil simplesmente não compete". Isso é do senso comum nacional só facilita salientar no caso de constar em edição SAB, artigo ordenado, parágrafo de raciocínio, frase estilo "é isso meu, e fim de papo". --- "O Brasil simplesmente não compete". Acompanhar exposição: A) imaginar na sala de aula, classe de miúdos/pirralhos, concluído período "ensino 40 min" muda o orientador e inicia o período "educação 10 minutinhos"; B) a profe apresenta para a classe imagem de "água jorrando"; pode ser projeção no quadro/cartaz/esquema desenhado; tudo levado num "passe da mágica" rapidamente pois o tempo é curto e deve haver surpresa; que sejam apresentados torneira, mangueira, chuveiro, barragem, cano estourado, calha pra chuva, chaleira, jorrar água pela boca; C) profe dá destaque: há uma "suficiência" em volume de água, há uma "eficiência" de operação aplicada à água, há uma "necessidade" de vasão de água; pelas imagens dá destaque para volume, operação, vasão; levar tudo rapidinho; D) dar curto tempo para indivíduos anotarem dever de casa e prazo de entrega; dar por encerrado o período com fala "Vejam bem! É trabalho duro! Ninguém pode falhar senão o bicho vai pegar! Boa sorte!"; E) familiares do miúdo estão condicionados (curso dado pela escola) a participarem do "dever de casa" (desenho, relato do evento, citação de coisas incomuns). --- Reparar haver educação referente expressões: "suficiência, eficiência, necessário"; se trata de educação voltada especificamente para vocabulário e situações análogas: um bom começo para implementar interesse competitivo no ambiente escolar. Rigor Críticohttps://www.blogger.com/profile/08647875105218450704noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-47217375531959541082013-02-12T20:57:28.565-02:002013-02-12T20:57:28.565-02:00Laura
Na verdade o problema que você aponta é mui...Laura<br /><br />Na verdade o problema que você aponta é muito mais grave. O conhecimento científico mais relevante e atual de periódicos especializados frequentemente exige o desembolsar de muito dinheiro. Isso torna o acesso ao conhecimento e à cultura nada democrático. <br /><br />Minha recomendação é a persistente pressão sobre governos para tornar o acesso à cultura e à ciência mais viável para todos os interessados. Pretendo postar um texto neste blog sobre este problema. Enquanto isso, não posso responder por decisões pessoais suas. Eu mesmo já fiz fotocópia de livros e artigos até mesmo quando cursei o doutorado. Hoje não preciso mais fazer isso. Mas nem por isso justifico meus atos ilegais. Agi sim contra a lei. E não gosto da sensação. <br /><br />No entanto, meus estudos jamais exigiram a violação de direitos autorais e de cópia sobre filmes e músicas. Por isso simplesmente não pratico pirataria sobre essas mídias. É uma situação extremamente limitante para alguém como eu, pois gosto muito de cinema e música. Mas sou obrigado a conviver com isso.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-50874288366950224452013-02-12T11:26:54.849-02:002013-02-12T11:26:54.849-02:00Olá Adonai,
E como fazemos quando o que queremos ...Olá Adonai,<br /><br />E como fazemos quando o que queremos não existe mais para vender? Sempre preferi comprar meus livros, ou então fazia um download apenas para ver se era o que eu queria e depois comprá-los. Mas existem livros que estão fora de catálogo e não existem mais! Idem para filmes (que também sempre fiz questão de comprar original)! Inclusive excelentes livros ainda em uso pela academia.<br /><br />Só para citar um exemplo, o livro "Introdução à Física Estatística" do prof. Salinas. Ele é o livro básico para o início do estudo em física estatística e está fora de catálogo! Na biblioteca não há exemplares o suficiente, não tive outra alternativa senão fazer um download...Laurahttps://www.blogger.com/profile/08736279743793129727noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-29583003030661919692013-02-12T11:08:50.336-02:002013-02-12T11:08:50.336-02:00Trecho no SAB: "Médicos, psicólogos... contam...Trecho no SAB: "Médicos, psicólogos... contam com o apoio de códigos de éticas para padrões de qualidade/proteção/punição...". --- Considerar que a diferença (everéstica) entre profissional liberal e professor está no lidar eticamente com "indivíduo/cliente/totalidade" e lidar seriação e/ou progressão continuada com "turma/classe/etapa". Considerar que o código de ética no magistério existe e funciona plenamente: a) ministrar o conteúdo no prazo estipulado; b) obter o máximo possível de aproveitamento; c) reparar que o código de ética no ensino inclui conflito irresolvível entre objetividade "conteúdo no prazo" e subjetividade "aproveitamento possível"; d) o código de ética –humanamente correto - no ensino não intenciona interditar plenamente maneiros/jeitinhos. --- Adotada concepção de "moeda" com "cara" ensino e "coroa" educação surgiria o profissional da educação com especialização distinta do profissional do ensino. Trabalhariam em mesmos ambientes juntos aos mesmos indivíduos em momentos distintos com abordagens absolutamente distintas e repercussões distintas junto aos lares/familiares. Não haveria educação sem ensino e vice-versa: a educação "forcejaria" acompanhando a escalada de "forcejos" do ensino.Rigor Críticohttps://www.blogger.com/profile/08647875105218450704noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-19000627127355396852013-02-12T10:02:43.466-02:002013-02-12T10:02:43.466-02:00Manja esta Stafusa. Imaginar o "seis aninhos&...Manja esta Stafusa. Imaginar o "seis aninhos" designado/solicitado/estimulado a distinguir no cotidiano cena de cenário: a) descrever ambiente que seja corredor/rua/sala de aula/recreio escola/janela/mesa/pia e "n" outras; inicialmente só falar mas na primeira chance escrever; b) em tal cenário relatar cena assistida a dar conta dos protagonistas e acontecidos, falar/escrever (estorieta); c) adultos a facilitar vocabulário e junções nos relatos (noveleta); d) recompensar feitos e iniciativas; propor nas classes concurso/competição sobre estorietas/noveletas a respeito de eventos (cenário/cena); e) criar méritos/recompensas para vocabulário, detalhismo e precisão. --- Reparar que já se está a educar "acionando" ambiente, cenário, cena, estorieta, noveleta, vocabulário, detalhamento, precisão. A educação passaria a ser um "eterno acionar" no cognitivo. --- Ora pois está a deslanchar uma primeira "etapa" de educação; no lar os adultos assumem para "não deixar a peteca cair" enquanto que na escola os profissionais gabaritados "forcejam"; se trata de um "nano momentito" dum processo educativo. Nada (de nada!) a ver com o padronizado ensino.Rigor Críticohttps://www.blogger.com/profile/08647875105218450704noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-14246390510796458772013-02-12T05:26:04.006-02:002013-02-12T05:26:04.006-02:00Rigor, distinguir "cena" e "cenário...Rigor, distinguir "cena" e "cenário" parece tão importante quanto distinguir "caçar" e "cassar", mas essa é apenas uma questão de esclarecimento de vocabulário - não compreendo como seus exemplos definem 'educação' e 'ensino'.Stafusahttps://www.blogger.com/profile/11265047311829419153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-66977548826313940452013-02-12T04:08:40.841-02:002013-02-12T04:08:40.841-02:00Stafusa
Acredito que sua indagação esteja respond...Stafusa<br /><br />Acredito que sua indagação esteja respondida.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-49972526803360831732013-02-11T15:16:05.769-02:002013-02-11T15:16:05.769-02:00"Qualificação"? Esquece! "Compartim..."Qualificação"? Esquece! "Compartimentalizada"? Espera para ver! --- Li o artigo na SAB/fev/2013; oportuníssimo; proponho questão a partir da distinção de ensino complementado pela educação (faces de moeda) para o Básico (Fundamental+Médio). --- A escola e o lar estão absurdamente (ou estupidamente) descolados; por analogia imaginar o impossível na moeda da "cara" descolada da "coroa". Analogia é uma ferramenta de primeira ordem na educação; no ensino é inútil já que está tudo objetivamente posto nos livros e explanado pelos educadores. --- Com a analogia - aplicada continuadamente na educação - além de distinguir necessário de suficiente, cena de cenário, circunstância de contexto, eficiência de eficácia será feita a distinção entre subjetivo e objetivo. --- Dá de perceber por meio de bem pensadas observações que "nas melhores famílias" a educação é levada por "n" analogias durante fase de crescimento/formação nas idades de crianças/jovenzitos. Evidente que os pais/familiares procedem naturalmente/intuitivamenter/empiricamente, sem pensar nas analogias como ferramenta principal da educação. Daí uma chance de peitar/censurar no estabelecimento escolar: o professorado ignora a analogia, não faz a mínima ideia da utilidade na educação. Reitero que ensino é forcejar objetividades sem tréguas enquanto que educação admite elevada subjetividade "resolvida" ou seja objetivada por analogias (e figurações). --- Tem mais! Rigor Críticohttps://www.blogger.com/profile/08647875105218450704noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-122543598566021912013-02-11T14:34:18.647-02:002013-02-11T14:34:18.647-02:00Um (há outros) ponto de partida é levar para a edu...Um (há outros) ponto de partida é levar para a educação (começar já nos seis aninhos) a distinção entre circunstância e contexto; miúdos dão conta e rapidamente fazem “suas” distinções e daí partir para distinguir necessário de suficiência: há infinidade de situações (domésticas, do ambiente de convivência) para dar uso. Inicialmente, em sala de aula, as gerais/comuns mas loguito estimular as do cotidiano de cada indivíduo: a educação da escola pode ser bancada nos lares, é só fazer os familiares compreenderem e atuarem. Daí ampliar para distinções entre cenas e cenários e, com alguns forcejos de leve para distinguir eficiência de eficácia. Essas são citações "concretas”. Claro que tal educação difere de todo do ensino; tal estranha educação deve ser levada em paralelo ao ensino, intercalar na sala com a classe no mesmo período, fazer colocações conforme a ocasião, em qualquer disciplina (aritmética inclusive). Rigor Críticohttps://www.blogger.com/profile/08647875105218450704noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-40342972285128009452013-02-11T12:15:36.146-02:002013-02-11T12:15:36.146-02:00Rigor
Apenas lamento sua visão compartimentalizad...Rigor<br /><br />Apenas lamento sua visão compartimentalizada e sem qualificação.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-47424964945077367592013-02-11T12:13:41.939-02:002013-02-11T12:13:41.939-02:00Rigor, não sei quanto aos demais, mas eu não enten...Rigor, não sei quanto aos demais, mas eu não entendo o que você diz. Talvez exemplos concretos e referências ajudassem.Stafusahttps://www.blogger.com/profile/11265047311829419153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-49383811922595961772013-02-11T09:50:56.925-02:002013-02-11T09:50:56.925-02:00Adonai: "O que você efetivamente fará para mu...Adonai: "O que você efetivamente fará para mudar esta realidade?". --- Sugiro que Adonai apague tudo sobre educação da sua memória e acompanhe o raciocínio, mente livre frouxa franca aberta: A) considerar Fundamental 9 + Médio 3 + Superior 5/6; ensino é uma coisa e educação é outra coisa; ensino trabalha com teorias universais; educação lida com objetividades de época; B) ensino objetivamente incute/induz/instala/produz na mente do indivíduo a disciplina e o rigor no pensar (cognitivo); a disciplina diz respeito à eficiência, produzir o necessário, fazer bem/correto, atender ao solicitado no tempo indicado (meta); o rigor diz respeito à eficácia, gerar uma suficiência, propor a versão, bancar a novidade/estranheza/propriedade (precisão); C) educação subjetivamente aconselha/exorta/alerta/recomenda/sugere/apresenta à mente do indivíduo o rigor. --- Reparar que educação não tem nada a ver com disciplina (eficiência) e, tão somente tudo a ver com rigor (eficácia). Reparar que ensino é simples (objetivamente: sim ou não) de proporcionar enquanto que educação é complexo (subjetivamente: sim e/ou não). Tudo bem até aqui?Rigor Críticohttps://www.blogger.com/profile/08647875105218450704noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-19317985288388037572012-10-01T18:38:52.465-03:002012-10-01T18:38:52.465-03:00Susan
Desculpa. Na última leva de comentários hav...Susan<br /><br />Desculpa. Na última leva de comentários havia nove para serem moderados e eventualmente respondidos. De qualquer forma agradeço pela colaboração. Assim que eu puder, lerei o texto.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-6932755298584071452012-10-01T15:50:02.750-03:002012-10-01T15:50:02.750-03:00Desculpe, só mais este link
http://www2.uol.com.b...Desculpe, só mais este link <br />http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/hollywood_matou_a_estrela_de_video.htmlSusan Blumhttps://www.blogger.com/profile/10188276763052700300noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-24408899877213647512012-10-01T14:35:39.070-03:002012-10-01T14:35:39.070-03:00Adonai, não poste com meu nome, estou só repassand...Adonai, não poste com meu nome, estou só repassando para vc postar aqui com seu nome mesmo! <br />http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI6192822-EI12884,00-Pirataria+pode+dar+de+a+anos+de+prisao+no+Japao.htmlSusan Blumhttps://www.blogger.com/profile/10188276763052700300noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-1693964750731952592012-01-23T00:59:34.319-02:002012-01-23T00:59:34.319-02:00Caríssimo Gustavo
É ótimo reencontrá-lo por aqui....Caríssimo Gustavo<br /><br />É ótimo reencontrá-lo por aqui. O sobrenome do Gabriel é Guerrer. Ele também é extremamente talentoso (tendo sido entrevistado até mesmo pela Rolling Stone Brasil). Com o Stafusa também mantenho contato de tempos em tempos. Ele está casado, é pai e mora na Alemanha. <br /><br />O tal do curta-metragem está em <br />http://www.youtube.com/watch?v=ijmUk8zkQTk<br /><br />Já que você gosta de quadrinhos, recomendo o Logicomix. Neste comic book o herói é Bertrand Russell. Absolutamente sensacional. <br /><br />Detalhes em http://www.logicomix.com/en/<br /><br />Espero que você jamais retorne à UFPR. Você merece muito mais do que isso.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-73764790202186245152012-01-22T13:42:20.302-02:002012-01-22T13:42:20.302-02:00Ops, esqueci de colocar mais informacões. Gustav...Ops, esqueci de colocar mais informacões. Gustavo Baldissera, Fiz física e fui seu aluno em cálculo em 2001, na mesma turma do Gabriel (que, pelo que lembro, fez IC contigo e não me lembro o nome completo) e alguns anos depois do Stafusa, que alias, tive o prazer de ter muitas discussões diversas! Hoje moro na Suécia, estou por aqui fazendo meu doutorado, sem planos futuros por enquanto. <br />A respeito do filme, entendo a problemática, quando estava no Brasil era acostumando a acompanhar filmes e os de meu interesse, a producão, por isso perguntei. Como você comentou que a três anos atrás foi contatato, achei que talvez já tivesse alguma notícia a respeito da producão. Porém, sei que isso pode demorar. Mas também sei esperar.<br />E alias, caso tenha alguma informacao de como eu posso ver o curta, eu acharia interessante.<br />E é uma pena que as vezes uma boa história seja perdida por uma adaptacão ruim. Mas isso, infelizmente, é bem comum. Gosto de quadrinhos e muitas vezes, se vê o mesmo problema, um rico e perfeito desenho original e uma arte final sem graca alguma. Exatamente pois o responsável final ou foi preguicoso, negligente ou apenas não se dispos a aceitar uma boa obra (que não era sua) e apenas fazer o que era necessário para manter ela em seu nível e/ou melhora-lá. Mas isso as vezes entra outras questões em jogo, como público e afins (mais no caso da TV e filmes).<br /><br />De qualquer maneira, estarei no aguardo por novos posts ou filmes.Gustavo Baldisserahttps://www.blogger.com/profile/17611983546396097847noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-12124711019741638332012-01-21T22:18:42.073-02:002012-01-21T22:18:42.073-02:00Gustavo
Tive muitos alunos com o nome Gustavo. Po...Gustavo<br /><br />Tive muitos alunos com o nome Gustavo. Poderia me localizar melhor sobre sua identidade? E em qual país está morando? É apenas curiosidade.<br /><br />Tenho dois projetos de longa-metragem de ficção com o José Padilha. Um é sobre as universidades federais brasileiras e outro sobre a pirataria. O José me disse que certamente ambos serão realizados. Mas, no momento, não há previsão alguma. Assim que eu tiver notícias (se tiver) aviso por aqui mesmo. Cinema é muito diferente de produção científica. Em ciência, quando se produz algo bom, a publicação é garantida. Já a produção de filmes é uma incerteza sem fim. Até mesmo Stanley Kubrick foi obrigado a cancelar a produção de um filme extremamente promissor sobre Napoleão Bonaparte. <br /><br />Recentemente um roteiro meu (em parceria com meu filho) virou um curta-metragem exibido pela televisão. Mas o resultado final ficou horroroso, até porque o roteiro original foi severamente mudado sem autorização minha. <br /><br />Pelo menos no que depender de competência, Padilha é uma ótima referência.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-75285234789059000432012-01-21T14:25:13.123-02:002012-01-21T14:25:13.123-02:00Olá Professor Adonai,
Sou um (ex) aluno seu e em...Olá Professor Adonai, <br /><br />Sou um (ex) aluno seu e em geral gosto do seu blog, interessante, tal qual suas aulas. Quando vi o seu Post, ao inves de postar a respeito da pirataria, da producão intelectual ou da relacão entre ambos, fique mais interessado em saber quando sairá o filme? Alguma ideia? (apesar de tb estar morando fora do Brasil, vou tentar não baixar ele. :P ). <br /><br />AbracosGustavo Baldisserahttps://www.blogger.com/profile/17611983546396097847noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-87353951132228371612012-01-20T01:31:24.363-02:002012-01-20T01:31:24.363-02:00Luisandro
Um dos pontos sobre os quais insisto em...Luisandro<br /><br />Um dos pontos sobre os quais insisto em várias postagens é o caráter de rede das sociedades contemporâneas. A responsabilidade é de todos nós. Pode mudar o caráter da responsabilidade, mas não o peso.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-76712779016352974462012-01-19T22:55:18.182-02:002012-01-19T22:55:18.182-02:00Creio que você tem razão em muitos pontos, embora ...Creio que você tem razão em muitos pontos, embora eu discorde da sua opinião sobre o PT (como todo partido tem aproveitador e tem gente boa). Acho que o grande problema da pirataria ainda está em quem produz o produto falso, não quem compra ou vende, o camelô é tão vítima da situação quanto o comprador. O cara que vende uma camiseta do flamengo falsa não tem outra opção de emprego e o cara que compra uma falsa por R$50 jamais compraria uma original por R$150, tanto por falta de dinheiro mesmo quando por falta de educação. Pelo lado econômico tem o problema da falta de coleta de impostos, lavagem de dinheiro, contrabando, etc., mas acredito que com o tempo isso diminua, nos EUA tem isso também, mas não tão descarado como aqui. Não vejo mais DVDs pirata tão descaradamente sendo vendidos como antes, mas ainda tem muita roupa e calçado falso em grandes lojas de qualquer cidade brasileira.Luisandrohttp://luisandromendes.wordpress.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7013389876233226240.post-72438820241178788412012-01-17T22:57:20.874-02:002012-01-17T22:57:20.874-02:00Stafusa
Este seu último comentário foi bastante i...Stafusa<br /><br />Este seu último comentário foi bastante interessante. Minha única observação é sobre sua frase "Fácil ver quais os interesses envolvidos." Se algo é fácil de ver, é trivial e não merece atenção. Como o tema da pirataria é não-trivial (basta acompanhar as infindáveis discussões), certamente não é fácil de ver. Todo cuidado é pouco.Adonaihttps://www.blogger.com/profile/01496591352112715128noreply@blogger.com