domingo, 2 de setembro de 2012

Você sabe contar?


Clique na imagem acima para ampliá-la e conte quantos fios existem nela. Use a técnica que quiser. Coloque sua resposta na forma de comentário. 

16 comentários:

  1. Considerando que cada fio tem duas pontas, contei as pontas e dividi o resultado por dois o que deu um total de nove fios. Mas algumas pontas parecem entrelaçadas, fica difícil discernir se são duas ou apenas uma ponta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnius

      Mais importante do que respostas são as justificativas. Você realmente usou a razão.

      Excluir
  2. Lokk, Aline e Anônimo

    Poderiam, por favor, justificar suas respostas?

    ResponderExcluir
  3. Eu também pensei ser apenas um fio. Explicarei:
    a imagem se fecha num quadrado nao mostrando o fio por inteiro nos dando a ilusao de que vemos vários fios soltos. E o senhor complica mais ainda ao nos desafiar a contar quantos fios aparecem na imagem!

    Poxa difícil explicar/justificar essa resposta! Acertei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo

      Recomendo que abandone a visão de que toda resposta está certa ou errada. Você não acertou e nem errou. Apenas pensou. E isso sim é fundamental.

      Excluir
  4. Pra responder essa é preciso usar a imaginação de forma lógica? Um experimento mental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo

      Se eu fosse um sujeito cem por cento honesto, colocaria o seguinte título para a postagem: "Olhe e pense!" Mas a verdade é que prefiro senso de humor, colocando um desafio que é, na verdade, retórico. A imagem é vaga, mas ao mesmo tempo pode sugerir objetividade. Esse tipo de ilusão é muito comum neste nosso mundo.

      Excluir
  5. O que é um fio aqui? A linhas na figura parecem, devido as alterações de cores, um processo descontínuo, discreto e, portanto, contável por meio dos usuais números naturais (como a linhas verde na margem esquerda superior), e por outro lado, sugerem um processo contínuo, como um única linha que altera cores dando a impressão de que existem diversos fios (como a linha pontilhada na margem direita inferior, que parece alinhavar o tecido escuro de fundo). Pergunta: a contagem só é possível para fenômenos discretos? "Fio" aqui é um fenômeno discreto ou contínuo? De mais a mais, algumas pontas acabam saindo para fora da imagem. Pelos comentários até agora postados, inclusive este, penso que as pessoas tenham percepções distintas de um mesmo fenômeno, e que as estratégias não conduziram a uma resposta unívoca, em particular neste caso de contagem, uma operação bastante antiga na história dos primatas (não exclusiva dos hominídeos). Muito interessante! Definitivamente, não arriscaria uma resposta única, já que a imagem parece "borrada" (fuzzy).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gilson

      Você foi a pessoa que melhor percebeu a ideia do desafio. A linguagem natural escrita já é incrivelmente ambígua. Mas a linguagem pictórica, essa sim é uma loucura. A intenção da postagem é fazer o pessoal pensar. Só isso. Exatamente por este motivo a pergunta faz parte da própria imagem. Pretendo colocar aqui outras referências pictóricas interessantes que venho desenvolvendo.

      Excluir
  6. Vejo um único fio. Entretanto a imagem está tão ampliada que, apesar de não conseguir distinguir a cor dele, posso contemplar a órbita de alguns de seus elétrons (as quais encontram-se ilustradas em rastros coloridos).
    AAnooniimoo

    ResponderExcluir
  7. "Do you really know how to count?"
    Yes, I do (at least I think so). But I can't explain this in English. So, I'll say in Portuguese:
    Para contar os elementos de um conjunto X, você precisa encontrar um número natural n para o qual exista uma bijeção de {1,...,n} em X. Este n é, justamente (e por definição), o número de elementos de X. Se você não conseguir encontrar n com esta propriedade, provavelmente você tem menos de 2 ou 3 anos. Ou então X tem tantos elementos que tornam sua missão impossível. Se n com esta propriedade não existir, então (novamente por definição) X não é contável. Eu diria que, do ponto de vista matemático, é mais ou menos isso...
    AAnooniimoo

    ResponderExcluir

Respostas a comentários dirigidos ao Administrador demoram usualmente até três dias.